Como a pílula do dia seguinte pode falhar?
Índice
- Como a pílula do dia seguinte pode falhar?
- É normal tomar a pílula do dia seguinte e não menstruar?
- Quem já engravidou tomando a pílula do dia seguinte?
- Será que depois de tomar a pílula do dia seguinte volta ao normal?
- Por que a pílula pode retardar a menstruação?
- Como evitar o uso repetitivo da pílula do dia seguinte?
- Por que tomar o anticoncepcional durante a menstruação?

Como a pílula do dia seguinte pode falhar?
Ela pode falhar em torno de 2% a 3% dos casos. Recomenda-se que ela seja ingerida o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida, ou até 72 horas depois, para garantir maior eficácia. Isso porque se estima que nas primeiras 24 horas a pílula tenha até 98% de eficácia, diminuindo gradativamente após isso.
É normal tomar a pílula do dia seguinte e não menstruar?
Se tomou a pílula do dia seguinte e a menstruação não desceu, isso é normal e pode acontecer mesmo quanto a pílula do dia seguinte foi eficaz. Nos casos de atraso menstrual em mulheres que usam a pílula anticoncepcional, a mulher pode continuar tomando sua medicação regularmente, mesmo não vindo a menstruação.
Quem já engravidou tomando a pílula do dia seguinte?
E casos de gravidez após ingestão do remédio são bastante comuns. Rachel (nome fictício), de 34 anos, engravidou há alguns anos depois de ter sido estuprada enquanto tirava um ano sabático no Canadá. Ela tomou a chamada “pílula do dia seguinte” na mesma noite, como parte do protocolo de saúde em casos de estupro.
Será que depois de tomar a pílula do dia seguinte volta ao normal?
- Depois de tomar a pílula do dia seguinte a menstruação volta ao normal? Sim, depois de tomar a pílula do dia seguinte a menstruação volta ao normal. A irregularidade ocorre no período menstrual imediatamente seguinte ao uso da pílula. Com a vinda da menstruação, o ciclo volta ao normal.
Por que a pílula pode retardar a menstruação?
- Na maioria das vezes, a pílula altera o fluxo normal da mulher, desregulando a menstruação. "Dependendo do dia em que foi tomada, a pílula pode provocar sangramento ou mesmo retardar a menstruação ", conta Denise Coimbra, que faz questão de frisar que esse recurso deve ser feito apenas em casos de emergência, por conta desses efeitos.
Como evitar o uso repetitivo da pílula do dia seguinte?
- O uso correto do anticoncepcional não provoca alterações duradouras ou permanentes na data da menstruação. No entanto, o uso repetitivo da pílula do dia seguinte pode tornar as alterações menstruais mais intensas, tornando difícil para a mulher prever a vinda da menstruação e identificar o seu período fértil.
Por que tomar o anticoncepcional durante a menstruação?
- Por vezes, a toma do anticoncepcional já é suficiente para cessar a menstruação mas em todo caso, as suas causas devem ser investigadas pelo médico. Depois de saber o que realmente estava causando o prolongamento da menstruação, o médico poderá sugerir outros tratamentos como a criocirurgia para remover verrugas ou pólipos, por exemplo.