adplus-dvertising

Quais as consequências da rubéola?

Índice

Quais as consequências da rubéola?

Quais as consequências da rubéola?

A rubéola é uma grave doença transmissível com consequências sérias para qualquer infectado, mas especialmente para as gestantes. A chamada Síndrome da Rubéola Congênita provoca inúmeras complicações para o feto, como surdez, problemas de visão e até aborto.

Como fica a pessoa com rubéola?

A rubéola é uma moléstia infectocontagiosa caracterizada por manchas vermelhas – denominadas exantemas –, que surgem inicialmente no rosto e atrás das orelhas e se espalham por todo o corpo. Atinge adultos e crianças, mas, assim como o sarampo e a caxumba, faz parte das chamadas doenças comuns da infância.

Como o vírus da rubéola pode afetar o desenvolvimento humano?

A infecção pelo vírus da rubéola durante a gestação, principalmente no primeiro trimestre, pode causar aborto, morte fetal, parto prematuro e mal-formações congênitas. Quando a infecção ocorre durante a embriogênese (primeiro trimestre), cerca de 80% das crianças podem nascer com a síndrome da rubéola congênita.

Quais as consequências da rubéola Se não tomar a vacina?

Ela traz danos irreparáveis como cegueira, surdez, anomalias cardíacas e retardamento mental por toda a vida. O médico lembra que, mesmo quem já tomou a vacina, deve se vacinar novamente.

Quanto tempo dura Os sintomas da rubéola?

O período de incubação é de 14 a 21 dias e logo após começam os sintomas tais como: febre alta, cefaléia, mal-estar, dor de garganta, aumento das glândulas perto do pescoço e ouvidos e pintinhas vermelhas na pele. A rubéola dura cerca de uma semana.

Como é feita a prevenção da rubéola?

  • A prevenção da rubéola é feita por meio da vacinação. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. A vacina tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) foi implantada gradativamente entre os anos de 1992 até o ano 2000.

Qual a causa da rubéola na pele?

  • A rubéola é uma doença infecciosa causada pelo vírus do tipo Rubivírus, que geralmente é transmitida através de secreções como saliva, em contatos íntimos e beijos. Normalmente as crianças e os jovens adultos são os mais infectados, o que agrava as chances de adquirir a doença durante a gravidez. Manchas da rubéola na pele

Qual o risco de transmissão da rubéola para o bebê?

  • O risco de transmissão da rubéola para o bebê é maior no primeiro trimestre de gravidez e se isso acontecer o bebê deverá nascer com rubéola congênita. Saiba tudo sobre a rubéola congênita. Maiores complicações são observadas quando o bebê é afetado no primeiro trimestre de gestação.

Como fazer um exame de sangue contra a rubéola?

  • Também pode ser feito um exame de sangue para verificar se a pessoa está protegida contra a rubéola. Todas as mulheres com possibilidade de engravidar deveriam fazer esse exame. Se o exame der negativo, elas receberão a vacina. Os exames são feitos confirmação ou descarte de casos, como titulação de anticorpos IgM e IgG para rubéola.

Postagens relacionadas: