adplus-dvertising

Por que as ondas ionizantes são perigosas?

Índice

Por que as ondas ionizantes são perigosas?

Por que as ondas ionizantes são perigosas?

Em nível celular, a Radiação Ionizante causa danos às células de forma direta ou indireta. De forma direta, ela quebra as ligações químicas presentes nas fitas de DNA (ácido desoxirribonucleico) em apenas um cromossomo.

Como a radiação ionizante causa câncer?

Radiações de certos comprimentos de onda, chamadas de radiações ionizantes, têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).

Qual a origem da radiação ionizante?

  • A radiação ionizante pode ter uma origem natural ou artificial. Naturalmente, algumas substâncias radioativas podem emitir radiação espontaneamente. Por outro lado, existem geradores artificiais, como geradores de raios-X e aceleradores de partículas.

Qual o risco da exposição à radiação ionizante?

  • Apesar da variedade de usos, a radiação ionizante apresenta um risco à saúde se as medidas corretas não forem tomadas contra a exposição indesejada. A exposição à radiação ionizante causa danos aos tecidos vivos e pode causar mutações, doença aguda da radiação, câncer e morte.

Por que a radiação ionizante pode causar doenças agudas?

  • Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

Por que a radiação ionizante pode danificar o coração?

  • Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele. As lesões provocadas por radiação devido a doses grandes e muito grandes são designadas reação do tecido.

Postagens relacionadas: