O que a radiação faz com a célula?
Índice
- O que a radiação faz com a célula?
- Como a radiação age nas células?
- Como a radiação pode interagir com o DNA e outras moléculas do corpo e quais células são as mais sensíveis à radiação?
- Por que a radiação afeta as células?
- Qual a causa da radiação celular?
- Quais são as radiações das moléculas?
- Quais são os exemplos desse tipo de radiação?

O que a radiação faz com a célula?
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.
Como a radiação age nas células?
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
Como a radiação pode interagir com o DNA e outras moléculas do corpo e quais células são as mais sensíveis à radiação?
Por exemplo, se as células formadoras do sangue são as mais sensíveis devido a sua taxa de reprodução ser rápida, os órgãos formadores do sangue são os mais sensíveis à radiação. As células musculares e nervosas são relativamente mais resistentes à radiação e, portanto, os músculos e o cérebro são menos afetados.
Por que a radiação afeta as células?
- A energia da radiação altera as condições físico-químicas das células. O que ocasiona a morte celular e a alteração do DNA. A radiação provoca uma ionização celular que enfraquece as ligações celulares. As mutações, nas células somáticas (do corpo) ou germinativas (das gônadas) acontecem de três formas:
Qual a causa da radiação celular?
- A radiação provoca uma ionização celular que enfraquece as ligações celulares. Aberrações cromossomiais numéricas (aumento ou diminuição no número de cromossomos).
Quais são as radiações das moléculas?
- São radiações que, ao entrarem em contato com os átomos, promovem a saída de elétrons das órbitas, fazendo com que o átomo passe a ser um cátion, ou seja, um átomo deficiente em elétrons. Essas radiações podem provocar ionização e excitação dos átomos e moléculas, provocando modificação (ao menos temporária) na estrutura das moléculas.
Quais são os exemplos desse tipo de radiação?
- Entre os principais exemplos desse tipo de radiação, temos: Infravermelha: é uma radiação que está localiza abaixo do vermelho no diagrama de energia, possuindo um comprimento de onda entre 70 nm.