O que é um autoestima?

O que é um autoestima?
Autoestima é a imagem e a opinião, positiva ou negativa, que cada um tem e faz de si mesmo. Ela é construída a partir das experiências pessoais, das emoções, crenças, comportamentos, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós.
O que acontece com quem tem autoestima?
A baixa autoestima pode fazer você se sentir incapaz, triste e inseguro nos seus relacionamentos. Além disso, a sensação de que você não é suficiente, não é bonito ou não é interessante acaba limitando o tamanho da sua vida e pode te levar a desenvolver depressão e transtornos de ansiedade.
Qual a sua autoestima?
- A autoestima pode envolver uma variedade de crenças sobre si mesmo, tais como a avaliação de um própria aparência, crenças, emoções e comportamentos. De acordo com uma definição de autoestima na psicologia (Braden, 1969), existem três principais componentes:
Quais são as teorias da autoestima?
- Teorias da autoestima na Psicologia. A necessidade de autoestima desempenha um papel importante na hierarquia das necessidades do psicólogo Abraham Maslow , que retrata a autoestima como uma das motivações humanas básicas. Maslow sugeriu que as pessoas precisam tanto da estima de outras pessoas, bem como a estima interna.
Por que a autoestima pode ser prejudicial?
- Níveis de autoestima nas extremidades superior e inferior extremo do espectro podem ser prejudiciais, por isso, o ideal é encontrar um equilíbrio em algum lugar no meio. Uma visão realista ainda positiva de si é muitas vezes considerada o ideal. Mas o que é a autoestima exatamente?
Será que você tem pouca autoestima?
- Com pouca autoestima é possível que se deixe levar pela vontade dos outros, pois pode apresentar uma imagem de desmerecimento. As suas reações no dia a dia podem ser determinadas para sua autoestima, se alguém lhe passou a frente na fila e você está com a autoestima rebaixada, talvez você não consigua se posicionar e reclamar.