O que a psicologia fala sobre autoestima?
Índice
- O que a psicologia fala sobre autoestima?
- Como a psicologia trabalha a autoestima?
- Quais são os 6 pilares da autoestima?
- Como recuperar a Auto-estima psicologia?
- Qual o conceito de autoestima?
- Como surgiu a autoestima?
- Qual a sua autoestima?
- Quais são as teorias da autoestima?
- Por que a autoestima pode ser prejudicial?
- Quais são os sintomas da autoestima baixa?

O que a psicologia fala sobre autoestima?
Autoestima é a capacidade que temos de valorizar ou não a nossa identidade, se estamos satisfeitos com o que somos, se confiamos em nós mesmos e se reconhecemos o nosso valor. Para a psicologia, a autoestima é a avaliação subjetiva que cada um faz de si, das suas características emocionais e comportamentais.
Como a psicologia trabalha a autoestima?
Pessoas com autoestima elevada reagem de modo mais saudável diante de desafios, dificuldades, imprevistos e oportunidades. Em outras palavras, elas confiam em sua resiliência e se adaptam melhor aos acontecimentos.
Quais são os 6 pilares da autoestima?
O conceito de autoestima que orienta essa proposta segue os pressupostos de Branden (2002) que apresenta seis atitudes fundamentais que necessitam ser desenvolvidas: viver conscientemente, autoaceitação, autorresponsabilidade, autoafirmação, intencionalidade e integridade pessoal.
Como recuperar a Auto-estima psicologia?
Como melhorar a autoestima?
- Elimine a culpa. ...
- Não se compare com os outros. ...
- Não generalize suas experiências. ...
- Confie em si mesmo. ...
- Seja mais compassivo com seus erros. ...
- Entenda o que funciona para você ...
- Seja sincero consigo mesmo. ...
- Comece a agradecer.
Qual o conceito de autoestima?
Autoestima é a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesmo. Muitas pessoas têm dúvida sobre a grafia correta deste termo.
Como surgiu a autoestima?
O conceito de autoestima foi criado por Stanley Standal (aluno de Carl Rogers) na década de 1950 e segundo ele, esta seria uma necessidade adquirida. Vale lembrar que este fenômeno foi abordado por diferentes autores e conforme a abordagem teórica acentua um ou outro aspecto do mesmo.
Qual a sua autoestima?
- A autoestima pode envolver uma variedade de crenças sobre si mesmo, tais como a avaliação de um própria aparência, crenças, emoções e comportamentos. De acordo com uma definição de autoestima na psicologia (Braden, 1969), existem três principais componentes:
Quais são as teorias da autoestima?
- Teorias da autoestima na Psicologia. A necessidade de autoestima desempenha um papel importante na hierarquia das necessidades do psicólogo Abraham Maslow , que retrata a autoestima como uma das motivações humanas básicas. Maslow sugeriu que as pessoas precisam tanto da estima de outras pessoas, bem como a estima interna.
Por que a autoestima pode ser prejudicial?
- Níveis de autoestima nas extremidades superior e inferior extremo do espectro podem ser prejudiciais, por isso, o ideal é encontrar um equilíbrio em algum lugar no meio. Uma visão realista ainda positiva de si é muitas vezes considerada o ideal. Mas o que é a autoestima exatamente?
Quais são os sintomas da autoestima baixa?
- Reconhecemos que este é um assunto sério, pois a autoestima baixa interfere em muitas áreas de nossas vidas. Por isso é preciso entender do que se trata, sintomas, causas e dicas para sair dessa situação. A gente espera que esse artigo possa te ajudar.