adplus-dvertising

Quais os danos que a radiação pode causar ao organismo humano?

Índice

Quais os danos que a radiação pode causar ao organismo humano?

Quais os danos que a radiação pode causar ao organismo humano?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Por que a radiação é perigosa?

A radiação torna-se perigosa quando arranca elétrons de átomos ao colidir com eles, um processo que pode danificar o DNA. É o que chamamos de radiação ionizante porque um átomo que perde ou ganha elétrons chama-se íon.

Qual tipo de radiação é perigosa?

radiação beta Beta: extremamente penetrante e energética, a radiação beta só consegue atingir o corpo humano caso seja ingerida ou aspirada; Gama: a falta de partículas em sua composição faz com que essa energia seja o tipo de radiação mais perigoso que existe.

Quais são os efeitos da radiação no corpo humano?

  • Entenda quais são os efeitos da radiação no corpo humano, e como a explosão a explosão de um reator da usina de Chernobyl, em 1986, afetou as pessoas que entraram em contato com elementos radioativos

Por que a radiação pode causar câncer?

  • Na literatura médica, o câncer é um dos problemas mais associados à radiação. Isso porque a radioatividade pode alterar o ‘relógio biológico’ das células, fazendo com que cresçam desordenadamente, formando tumores.

Por que a radiação pode provocar danos ao corpo?

  • A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

Qual o primeiro sintoma causado pelo envenenamento por radiação?

  • De acordo com Malzyner, o primeiro sintoma causado pelo envenenamento por radiação é a náusea. “É o efeito clínico mais comum”, diz Malzyner. Se a dose aumentar, a radiação começa a atingir outros tecidos humanos, em particular a medula óssea, responsável pela formação das células sanguíneas.

Postagens relacionadas: