adplus-dvertising

Quais são os riscos da radioterapia?

Índice

Quais são os riscos da radioterapia?

Quais são os riscos da radioterapia?

Riscos (contras) Dentre os riscos da radioterapia, está a possibilidade de não haver a eliminação de todas as células tumorais, levando à recidiva da doença. O mesmo pode acontecer em outros tratamentos, como a cirurgia e a quimioterapia.

O que a quimioterapia causa no coração?

A quimioterapia é capaz de danificar o músculo cardíaco e sua capacidade de bombear o sangue, levando à insuficiência cardíaca. A radioterapia, quando aplicada na região do tórax, pode interromper o ritmo cardíaco normal e danificar o revestimento ao redor do coração e as válvulas cardíacas.

O que é toxicidade cardíaca?

A toxicidade cardíaca é um quadro médico caracterizado por condições diversas relacionadas ao coração, como insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, arritmia, isquemia miocárdica, doenças tromboembólicas e disfunção ventricular sistólica, que são desenvolvidas em decorrência do tratamento de combate ao câncer.

Quem tem insuficiência cardíaca pode fazer quimioterapia?

Um dos principais efeitos colaterais potenciais da quimioterapia no sistema cardiovascular é a insuficiência cardíaca. O aparecimento dessa complicação pode levar à interrupção do tratamento quimioterápico e comprometer o controle e a cura do câncer.

Quais são as vantagens e desvantagens da radioterapia para pacientes com câncer?

Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

Quais são os efeitos da quimioterapia?

O tratamento com quimioterapia pode causar diferentes efeitos colaterais, como queda de cabelo, diarreia, feridas na boca, náuseas e vômitos, pele sensível e até mesmo infertilidade.

O que causa cardiotoxicidade?

Os fatores associados a um maior risco de cardiotoxidade por antraciclinas são: dose cumulativa, sexo feminino, idade superior a 65 anos ou inferior a 18 anos, insuficiência renal, associação com outros quimioterápicos (particularmente agentes alquilantes, antimicro-túbulos ou anticorpos monoclonais), radioterapia ...

O que é antraciclinas?

As antraciclinas como a doxorrubicina, daunorrubicina, epirrubicina, mitoxantrona e idarrubicina são os quimioterápicos mais usados na terapêutica farmacológica do cancro e constituem uma reconhecida causa de cardiotoxicidade (Tabela 1).

Como a radioterapia pode causar efeitos colaterais?

  • Além destes também podem surgir anemia, aftas, gengivas e língua vermelhas e irritadas, alterações no gosto dos alimentos, falta de apetite, mal-estar geral com sensação de peso nas pernas, juntas doloridas, e desidratação. No entanto, doses baixas de radioterapia pode até mesmo nem causar efeitos colaterais.

Quanto tempo dura o tratamento da radioterapia?

  • Com as técnicas de tratamento atuais os efeitos colaterais severos são muito raros. A maioria dos efeitos colaterais causados pela radioterapia dura apenas alguns dias ou semanas após o término do tratamento. Entretanto, alguns, como os sintomas de fadiga ou perda de cabelo, podem durar alguns meses.

Quais são as fontes de radiação para o câncer?

  • A exposição da maioria das pessoas a fontes de radiação fabricada envolve exames de diagnóstico por imagem (particularmente tomografia computadorizada [TC] e exames cardíacos de medicina nuclear ). As pessoas que recebem tratamentos de radiação para o câncer podem receber doses muito elevadas de radiação.

Por que a radiação ionizante pode causar doenças agudas?

  • Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

Postagens relacionadas: