O que acontece com o corpo depois da quimioterapia?
Índice
- O que acontece com o corpo depois da quimioterapia?
- Quanto tempo o efeito da quimioterapia fica no corpo?
- Como a quimioterapia atua nas células?
- Quanto tempo dura a quimioterapia no organismo?
- Qual a diferença entre a quimioterapia e a cor?
- Como funciona a quimioterapia?
- Como a quimioterapia pode matar as células cancerígenas?

O que acontece com o corpo depois da quimioterapia?
Dentre alguns dos efeitos colaterais tardios da quimioterapia estão as alterações pulmonares, cardíacas, perda ou diminuição da fertilidade e até o aparecimento de um novo câncer. Esses efeitos não possuem uma data mínima e máxima para acontecer. “A partir de 10 anos depois da radioterapia a vigilância é intensificada.
Quanto tempo o efeito da quimioterapia fica no corpo?
Geralmente, os medicamentos chamados de citotóxicos, que são os que atacam células que se proliferam rapidamente (bastante utilizados no tratamento do câncer), possuem um tempo de duração dos efeitos entre horas e poucos dias. Já no caso dos anticorpos, este tempo é mais longo, variando de muitos dias a meses.
Como a quimioterapia atua nas células?
A quimioterapia utiliza medicamentos que matam as células tumorais com sua toxicidade. Em princípio, o tratamento mata todas as células que se dividem rápido e, como os tumores podem se dividir rapidamente, os quimioterápicos acabam matando as células tumorais.
Quanto tempo dura a quimioterapia no organismo?
- Já no caso dos anticorpos, este tempo é mais longo, variando de muitos dias a meses. Para os medicamentos em comprimidos como bloqueadores hormonais e inibidores de reaplicação, o tempo geralmente varia durante poucos dias. Portanto, é muito difícil dizer quanto tempo duram os efeitos da quimioterapia no organismo.
Qual a diferença entre a quimioterapia e a cor?
- Entretanto, esta diferenciação não é adequada, já que existem muitos tipos de medicamentos usados para a quimioterapia, que não podem ser determinados apenas pela cor.
Como funciona a quimioterapia?
- A quimioterapia entra na corrente sanguínea, circulando em todo o organismo (terapêutica sistémica) com a função de matar as «células que se encontram em processo de divisão em duas novas células». Como as células cancerígenas se dividem mais vezes do que as células normais, a quimioterapia tem, assim, maior probabilidade de as matar.
Como a quimioterapia pode matar as células cancerígenas?
- Como as células cancerígenas se dividem mais vezes do que as células normais, a quimioterapia tem, assim, maior probabilidade de as matar. A Médis criou um Guia de saúde que o vai ajudar a prevenir as doenças oncológicas: o que é a doença, quem a pode ter e como se combate.