O que a psicologia fala sobre procrastinação?
Índice
- O que a psicologia fala sobre procrastinação?
- Porque o cérebro procrastina?
- Como a psicanálise entende a procrastinação?
- Quem tem depressão procrastina?
- Como funciona o cérebro de um procrastinador?
- Como funciona o cérebro do procrastinador?
- Quais são as causas da procrastinação?
- Como reduzir a procrastinação?
- Qual a estratégia mais efetiva contra procrastinação?
- Por que O procrastinador vive durante o tempo?

O que a psicologia fala sobre procrastinação?
O hábito de procrastinar costuma ser danoso para as pessoas. Ele impede o funcionamento normal da rotina profissional ou pessoal de cada um. Quando as tarefas são tão negligenciadas ao ponto de prejudicar o futuro, a procrastinação gera ansiedade, estresse e até sentimentos de depressão.
Porque o cérebro procrastina?
No nosso cérebro, a procrastinação acontece como resultado de uma batalha entre duas áreas: o córtex pré-frontal, ligado à consciência (e que ajuda a planejar o futuro), e o sistema límbico, chamado de cérebro primitivo, relacionado aos prazeres imediatos. Eles se desenvolveram em momentos diferentes de nossa evolução.
Como a psicanálise entende a procrastinação?
Para a psicanálise, adiar ações (procrastinação) é uma defesa emocional que tem origem na infância como forma de proteção, mas que leva a uma auto sabotagem. Uma pessoa que foi criada por outras pessoas muito autoritárias desenvolve um mecanismo de proteção contra o sofrimento e o medo.
Quem tem depressão procrastina?
Embora a depressão aumente a probabilidade de procrastinação, a procrastinação aumenta o estresse, o que, por sua vez, pode levar à depressão. Mesmo que a depressão possa ser mais óbvia, em alguns casos, a procrastinação pode ser uma indicação para um problema subjacente.
Como funciona o cérebro de um procrastinador?
Os pesquisadores escanearam o cérebro de 264 pessoas. Eles descobriram que os procrastinadores tendem a ter uma amígdala maior, e uma conexão mais fraca entre a Amígdala e o DACC. ... E uma conexão mais fraca entre a amígdala e o DACC resulta em indivíduos menos capazes de filtrar emoções e distrações que interferem."
Como funciona o cérebro do procrastinador?
A monografia Mas, para um procrastinador, não é bem assim que funciona… Então, o procrastinador pensa no plano B: dividir o tempo de forma crescente. Após procrastinar a atividade, a mesma é realizada nos últimos segundos permitidos, resultando em uma má qualidade de entrega.
Quais são as causas da procrastinação?
- Podem existir diversas causas subjacentes à procrastinação, nomeadamente, ansiedade em situações sociais, má gestão do tempo, dificuldades de concentração, crenças e pensamentos disfuncionais acerca de si próprio e/ou do outro, falta de motivação, entre outros.
Como reduzir a procrastinação?
- Gerencie mais sua energia, menos seu tempo: se você está cansado ou com raiva, as chances de abandonar a tarefa aumentam e, com isso, a procrastinação aumenta. Divida e conquiste: segmentar o trabalho em pequenas tarefas ou etapas ajuda a visualizar o fim cada vez mais próximo.
Qual a estratégia mais efetiva contra procrastinação?
- O psicólogo Dan Ariely, professor da universidade americana Duke, decidiu testar com os seus próprios alunos qual estratégia era mais efetiva contra a procrastinação. A primeira turma ganhou o direito de escolher os prazos para a entrega dos três trabalhos do semestre.
Por que O procrastinador vive durante o tempo?
- A pessoa sabe que algo importante está pendente e que, se ela não enfrentar isso, se prejudicará. Além disso, se esse comportamento ocorrer continuamente, pode se tornar um hábito muito difícil de mudar e muito prejudicial. Procrastinadores vivem durante um bom tempo numa espécie de letargia.