Como a poluição sonora afeta o meio ambiente?
Índice
- Como a poluição sonora afeta o meio ambiente?
- Quais são as principais consequências da poluição sonora?
- Qual a normatização para a poluição sonora?
- O que é poluição sonora e os riscos que ela traz?
- O que diz a lei sobre a poluição sonora?
- Qual a causa da poluição sonora na saúde?
- Qual o impacto da poluição sonora nas cidades?
- Como reduzir a poluição sonora?
- Qual a legislação sobre a poluição sonora?

Como a poluição sonora afeta o meio ambiente?
A poluição sonora afeta os animais, deixando-os extremamente estressados, atrapalhando seus instintos de caça, sua reprodução e interferindo em sua comunicação. Os mais prejudicados são os animais marinhos, pois nos ambientes subaquáticos o som se propaga com mais rapidez.
Quais são as principais consequências da poluição sonora?
Também provoca ansiedade, déficit de atenção, perda de memória, distúrbios de sono e dores de cabeça. Livrar-se das consequências da poluição sonora não é tarefa fácil. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível recomendável de ruído deve ser abaixo de 50 decibéis.
Qual a normatização para a poluição sonora?
Quanto à poluição sonora, é determinada pelo artigo 54 da Lei n. 9.605/1998, também chamada de Lei de Crimes Ambientais. Essa lei compreende poluição de qualquer natureza e que possa causar danos à saúde humana ou à de animais, além de destruição da flora.
O que é poluição sonora e os riscos que ela traz?
Poluição sonora ocorre quando os sons ultrapassam o limite auditivo normal e torna-se um instrumento nocivo à saúde. De modo geral, a partir de 60 decibéis os sons já podem ser considerados ameaças. Trata-se de um problema de saúde pública mundial e seus efeitos podem causar danos à saúde física e mental das pessoas.
O que diz a lei sobre a poluição sonora?
É proibido perturbar o sossego alheio fazendo barulho acima dos limites estabelecidos em lei. A Lei Distrital 40 regulamenta o controle da poluição sonora e os limites máximos de intensidade da emissão de sons e ruídos, resultantes de atividades urbanas e rurais no Distrito Federal...
Qual a causa da poluição sonora na saúde?
- A poluição sonora, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um dos fatores ambientais que provoca mais problemas de saúde. Só na Europa, conforme a Agência Europeia do Meio Ambiente (AEMA), causa 16.600 mortes prematuras/ano e mais de 72.000 hospitalizações.
Qual o impacto da poluição sonora nas cidades?
- A poluição sonora pode vir de várias fontes; a seguir revisamos as principais: O principal foco de ruído nas cidades é o causado pelos carros. Por exemplo, a buzina de um carro produz 90 db e a de um ônibus 100 dB. O número de aviões que sobrevoam uma cidade é menor que o dos carros, mas seu impacto é maior: só um desses aparelhos produz 130 db.
Como reduzir a poluição sonora?
- Poluição sonora: como reduzir as consequências de uma ameaça invisível? A poluição atmosférica não é a única que tem efeitos prejudiciais para os seres vivos do planeta. A poluição sonora, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um dos fatores ambientais que provoca mais problemas de saúde.
Qual a legislação sobre a poluição sonora?
- Importante ressaltar que a legislação sobre a poluição sonora cabe aos municípios, portanto é função da prefeitura de cada cidade brasileira, criar leis de silêncio e fiscalizar para que sejam cumpridas.