O que é a poluição do ar?
Índice
- O que é a poluição do ar?
- Quais são as principais causas da poluição do ar?
- Quais os efeitos da poluição do ar na saúde humana?
- O que a poluição do ar pode causar ao meio ambiente?
- Quando o ar fica poluido dê exemplos?
- Porque a poluição é um problema?
- Quais são os principais poluentes do ar?
- Como a poluição do ar afeta a nossa saúde?
- Quais os danos da poluição do ar?
- Como podemos classificar a poluição do ar?
- Como podemos combater a poluição do ar?
- Como a poluição do ar é tão séria?

O que é a poluição do ar?
Poluição do ar é a introdução de qualquer substância que, devido à sua concentração, possa se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente.
Quais são as principais causas da poluição do ar?
Causas da poluição do ar
- Fontes naturais. Algumas atividades naturais podem causar danos à atmosfera por liberarem gases poluentes. ...
- Causadas pelo homem. ...
- Monóxido de carbono (CO) ...
- Dióxido de carbono (CO2)
- Clorofluorcarbonetos (CFCs) ...
- Óxidos de enxofre (SOx) ...
- Óxidos de nitrogênio (NOx) ...
- Compostos Orgânicos Voláteis (COVs)
Quais os efeitos da poluição do ar na saúde humana?
As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, ...
O que a poluição do ar pode causar ao meio ambiente?
Problemas ambientais A poluição do ar pode afetar patrimônios culturais, em decorrência das chuvas ácidas. Elas causam a corrosão gradativamente dos monumentos. Outro efeito é sob a camada de ozônio. Naturalmente, essa camada protege o planeta das radiações ultravioletas prejudiciais aos seres vivos.
Quando o ar fica poluido dê exemplos?
A poluição do ar é provocada principalmente pelos motores dos veículos, indústrias como as siderúrgicas, refinarias, fábricas de cimento e papel; queimadas e incineração do lixo doméstico.
Porque a poluição é um problema?
As consequências do meio ambiente poluído são causas de grande preocupação, tanto para a conservação da biodiversidade, como para o bem-estar dos seres vivos. A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas.
Quais são os principais poluentes do ar?
Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem.
Como a poluição do ar afeta a nossa saúde?
Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.
Quais os danos da poluição do ar?
- Os danos da poluição do ar. A poluição do ar traz malefícios que reduzem a biodiversidade, além de comprometerem a saúde humana. Se precipita a chuva ácida, plantas, água e animais são intoxicados, além evidentemente do próprio homem.
Como podemos classificar a poluição do ar?
- Como citamos anteriormente, a poluição do ar consiste no despejo de várias substâncias diferentes enviadas à atmosfera. Assim, podemos classificar a poluição por meio desses elementos e, também, de sua origem. Os principais poluentes atmosféricos são:
Como podemos combater a poluição do ar?
- Assinale a seguir uma ação coletiva que pode ser tomada para combater a poluição do ar: a) Estabelecer critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases. b) Utilizar meios alternativos de transporte – como a bicicleta – para diminuir o número de veículos nas ruas.
Como a poluição do ar é tão séria?
- A poluição do ar é tão séria que segundo a OMS ou Organização Mundial da Saúde matou aproximadamente 7 milhões de pessoas no mundo todo. Isso significa que ela matou mais que doenças graves juntas como a AIDS e a malária.