adplus-dvertising

Qual é a patologia do sarampo?

Índice

Qual é a patologia do sarampo?

Qual é a patologia do sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Qual a fisiopatologia do sarampo?

Fisiopatologia. O sarampo é causado por um paramixovírus e é uma doença humana sem reservatório animal conhecido ou estado de portador assintomático. É extremamente contagioso; a taxa de doença secundária é > 90% entre as pessoas suscetíveis expostas.

Qual é a profilaxia do sarampo?

A profilaxia (prevenção) do sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas previnem o sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica. Os tipos de vacinas são: Dupla viral - Protege do vírus do sarampo e da rubéola.

Quem é o agente causador da doença?

O agente etiológico é o agente causador da doença, aquele que desencadeia os sinais e sintomas de determinada enfermidade. O termo agente etiológico pode ser usado em substituição a patógeno. Vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos são alguns exemplos de agentes etiológicos.

Qual é o vírus do sarampo?

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus pertencente à família Paramixoviridae e ao gênero Morbillivirus. Essa doença é transmitida de pessoa para pessoa, e nos últimos anos tem sido observado o aumento do número de casos dela em todo o mundo.

Quais as fases do sarampo?

Segundo o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde de 2019, o quadro clínico do sarampo é dividido em três fases bem definidas:

  • período prodrômico ou catarral;
  • período de estado ou exantemático;
  • período de convalescença ou de descamação furfurácea.

Quais são os sintomas do sarampo?

  • Os sintomas do sarampo são divididos, segundo o Ministério da Saúde, em três períodos: Período de infecção: quando surgem os principais sintomas da doença, como febre, tosse, coriza, conjuntivite e sensibilidade à luz (fotofobia).

Por que não existe tratamento específico para o sarampo?

  • Seja em adultos, crianças ou bebês, é importante dizer que não existe tratamento específico para o sarampo, apenas para amenizar os sintomas.

Qual a primeira descrição do sarampo?

  • A primeira descrição reconhecível do sarampo é atribuída ao médico árabe Ibn Razi (860-932) (conhecido como Rhazes na Europa). O vírus foi isolado apenas em 1954, e a vacina foi desenvolvida em 1963. Recentemente (20) ocorreram surtos por vários países da Europa, em Israel e no Canadá. [32]

Qual a Idade do paciente com sarampo?

  • Em caso de complicações, o médico pode aumentar esse período. Pacientes com sarampo, em geral, apresentam um boa recuperação. Crianças menores de 5 anos, adultos, gestantes e pessoas imunodeprimidas tem maior risco de complicações como complicações respiratórias e cerebrais.

Postagens relacionadas: