O que é a osteoporose e como ela afeta o tecido ósseo?
Índice
- O que é a osteoporose e como ela afeta o tecido ósseo?
- O que provoca a osteoporose?
- Quais as sequelas da osteoporose?
- O que ocorre com o tecido ósseo de uma pessoa com osteoporose?
- Como fica o osso de uma pessoa com osteoporose?
- O que se pode fazer para melhorar a osteoporose?
- Como acabar com as dores da osteoporose?
- Quais as causas do desenvolvimento da osteoporose?
- Por que a osteoporose pode causar envelhecimento?
- Como se caracteriza a osteoporose?
- Quando surgirem os sintomas da osteoporose?

O que é a osteoporose e como ela afeta o tecido ósseo?
A osteoporose é uma condição mais comum em mulheres acima dos 45 anos que deixa os ossos frágeis e porosos. À medida que vai progredindo com o avançar da idade, a doença aumenta o risco de fraturas, especialmente do quadril, da costela e colo do fêmur. A estrutura do nosso esqueleto vive em constante renovação.
O que provoca a osteoporose?
Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Três em cada quatro pacientes são do sexo feminino. Afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa.
Quais as sequelas da osteoporose?
Com a perda de massa óssea, os ossos ficam mais finos e enfraquecidos e, consequentemente, mais sujeitos a fraturas. A fratura de quadril, por exemplo, tem um alto índice de ocorrência entre pessoas que têm osteoporose. As sequelas vão desde a dificuldade de locomoção até a morte.
O que ocorre com o tecido ósseo de uma pessoa com osteoporose?
A osteoporose é uma patologia óssea que se caracteriza pela perda de massa óssea e pelo comprometimento da microarquitetura do tecido ósseo, conduzindo à fragilidade esquelética e conseqüentemente ao aumento do risco de fraturas2.
Como fica o osso de uma pessoa com osteoporose?
A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais sujeitos a fraturas.
O que se pode fazer para melhorar a osteoporose?
O tratamento para osteoporose é voltado para o fortalecimento dos ossos. Dessa forma, é muito comum que pessoas que estejam fazendo o tratamento, ou que estejam fazendo a prevenção da doença, além de aumentar a ingestão de alimentos com cálcio, também façam suplementação de cálcio e vitamina D.
Como acabar com as dores da osteoporose?
O mais recomendável é a prática de atividade física com impacto leve, como caminhada e exercícios de força, esses exercícios irão ajudar a recompor parte da massa óssea que foi perdida em decorrência da enfermidade.
Quais as causas do desenvolvimento da osteoporose?
- Outras causas que podem favorecer o desenvolvimento da osteoporose são: 1 Disfunção da tireoide; 2 Doenças autoimunes; 3 Deficiência de cálcio; 4 Sedentarismo; 5 Alimentação pobre nutricionalmente; 6 Tabagismo; 7 Alcoolismo; 8 Deficiência de vitamina D. More ...
Por que a osteoporose pode causar envelhecimento?
- A osteoporose é muito associado ao envelhecimento, uma vez que com o passar dos anos o organismo perde progressivamente a sua capacidade em metabolizar e absorver o cálcio, por exemplo. No entanto, alguns hábitos de vida também podem influenciar na ocorrência da osteoporose, como o sedentarismo, má-alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas.
Como se caracteriza a osteoporose?
- A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os mais sujeitos a fraturas. 1 - A osteoporose é uma doença silenciosa, isto é, raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave, isto é, uma fratura óssea.
Quando surgirem os sintomas da osteoporose?
- Ao surgirem os sintomas das fraturas causadas pela osteoporose, é importante procurar atendimento médico que poderá solicitar um raio X para verificar se realmente existe uma fratura e, dependendo da gravidade e da extensão da fratura, pode ser necessária a realização de tomografia computadorizada ou ressonância magnética.