adplus-dvertising

O que é a patela do joelho?

Índice

O que é a patela do joelho?

O que é a patela do joelho?

No joelho, temos quatro ossos principais, o fêmur (osso da coxa), a tíbia e a fíbula (ossos da perna), e a patela. Antigamente, a patela era chamada de rótula, que significa “rodinha” em latim. E, justamente, a patela é aquele osso arredondado que fica na frente do joelho.

Como saber se a patela saiu do lugar?

Você consegue ver que ela está fora do lugar, porque aquela bolinha do joelho (que é a patela) não está mais na parte da frente. Ela fica na parte de fora, ao lado do joelho. Além disso, dói muito! Você tenta esticar o joelho e falta força, não só pela dor, mas porque você perde força mesmo.

O que causa deslocamento da patela?

Os principais fatores associados ao deslocamento da patela são a displasia da tróclea, patela alta e a lateralização do tendão patelar, fatores estes que discutiremos a seguir.

Qual é a função da patela?

Possui no pólo superior a inserção da musculatura anterior da coxa (Quadríceps) e no pólo distal a origem do Ligamento Patelar. Tem como funções a melhora do movimento de flexo-extensão (polia) e proteção às estruturas internas. É um componente fundamental do chamado aparelho extensor do joelho.

Como tratar a patela do joelho?

Para aliviar a dor decorrente da condromalácia patelar, principalmente nos casos agudos, uma compressa de gelo pode ser de grande ajuda, mas é preciso critério. "Numa situação de dor aguda, bem comum em corredores, que tem dor no mesmo dia ou no dia seguinte às provas ou treinos, é indicado o uso de compressas de gelo.

O que fazer com patela alta?

Existem técnicas cirúrgicas para o abaixamento patelar em casos de patela alta. A sua indicação, porém, deve ser feita após cuidadosa avaliação clínica a fim de analisar se a patela alta está causando algum tipo de problema ou comprometimento funcional. O melhor a fazer é procurar um ortopedista de sua confiança.

Como tratar lesão na patela?

Como é feito o tratamento O tratamento para condromalácia depende da causa e grau do desgaste da cartilagem, podendo ser indicado pelo ortopedista o uso de remédios, realização de exercícios de fortalecimento do músculos da perna, sessões de fisioterapia e, nos casos mais graves, realização de cirurgia.

Quais os cuidados para se recuperar do joelho deslocado?

O tratamento é iniciado com repouso, evitando ao máximo colocar o pé no chão, de forma a não fazer peso sobre o joelho. Para isso, a perna deve manter-se elevada e para a pessoas se deslocar, podem ser usadas muletas.

Como colocar à patela no lugar?

O tratamento para patela fora do lugar é colocar o osso de volta ao seu lugar. O tratamento do deslocamento patelar inicia-se com a recolocação do osso em seu devido lugar e imobilização da articulação.

Quais são as funções da patela?

  • A patela é um osso tipo sesamóide (que fica no meio de um conjunto tendinoso), com formato triangular, e localizado na frente do joelho. Possui no pólo superior a inserção da musculatura anterior da coxa (Quadríceps) e no pólo distal a origem do Ligamento Patelar. Tem como funções a melhora do movimento de flexo-extensão (polia) e proteção às ...

Por que a patela é estabilizada?

  • Em seu interior, há a patela, o osso que também é chamado de rótula e fica na parte mais anterior do joelho e se articula com o fêmur, o osso da perna, por meio da articulação patelofemoral. Além disso, há vários ligamentos que compõem o joelho e também ajudam a manter a patela estabilizada.

Qual é a patela do joelho?

  • A patela é o osso localizado no interior do joelho. Por ser uma articulação sempre sujeita a muita movimentação, às vezes, é possível que algum trauma ou pancada faça com que haja deslocamento da patela. E, com isso, o joelho pode apresentar-se dolorido e a pessoa com dificuldade de movimentação. Mas o que fazer nessa situação?

Quais são os fatores do deslocamento da patela?

  • Os principais fatores do deslocamento da patela são: lateralização do tendão patelar. Vamos tratá-los detalhadamente a seguir. É o principal fator que predispõe uma pessoa a ter uma luxação da patela.

Postagens relacionadas: