O que acontece com o cérebro de uma pessoa apaixonada?
Índice
- O que acontece com o cérebro de uma pessoa apaixonada?
- Porque uma pessoa fica nervosa perto de outra?
- Quais são os primeiros sintomas da paixão?
- O que é o amor para o cérebro?
- Qual a parte do cérebro responsável pelo sentimento?
- Como o amor tem seus impactos no cérebro?
- Quanto tempo dura a paixão?
- Quais são os neurotransmissores da Paixão?
- Quem está por trás da Paixão?

O que acontece com o cérebro de uma pessoa apaixonada?
O coração bate com mais força e intensidade, você sente menos sono e até mesmo o sistema digestório se altera. Os níveis de serotonina, por sua vez, caem em até 40% . Justamente ela, que é a responsável por nos acalmar e trazer a velha e boa sensação de bem-estar.
Porque uma pessoa fica nervosa perto de outra?
Quando estamos perto da pessoa que temos atração é mais comum de suarmos e ficarmos ofegantes. Esse fenômeno acontece porque o corpo reage as impressões mentais que alimentamos da outra pessoa. Com isso, acaba condensando a ansiedade e nervosismo que sentimos no suor das mãos, pés e axilas.
Quais são os primeiros sintomas da paixão?
O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.
O que é o amor para o cérebro?
Vinícius de Moraes e Shakespeare à parte, o amor é o resultado de uma complexa reação química que acontece no cérebro. Nesse processo estão envolvidos, basicamente, três neurotransmissores: a dopamina, a norepinefrina e a serotonina, todos produzidos por áreas ligadas ao sistema de recompensa e prazer do cérebro.
Qual a parte do cérebro responsável pelo sentimento?
núcleo accumbens Entre elas, impõe-se o chamado núcleo accumbens, uma pequena região situada alguns centímetros atrás de seus olhos, muito sensível à dopamina —neurotransmissor que aumenta com a paixão— e ao qual se conhece, popularmente, como o centro do prazer.
Como o amor tem seus impactos no cérebro?
- Mas apesar de menos intenso, o amor também tem seus impactos no cérebro. Mesmo quem se relaciona há muitas décadas pode ter ativação do sistema de recompensa. "Por exemplo, pessoas que praticam a mesma atividade física há anos ainda têm uma sensação de prazer em fazer aquilo, mas não de forma tão eufórica", diz Pereira.
Quanto tempo dura a paixão?
- Apesar de ser uma confusão prazerosa, a paixão dura de um a dois anos. Após um ano, por exemplo, o crescimento neural retorna a um estágio normal, o cérebro volta a produzir serotonina e, por isso, um sentimento de confiança começa a fazer parte do relacionamento.
Quais são os neurotransmissores da Paixão?
- O neurologista conta que quando você olha para um foto da pessoa amada, os mesmos neurotransmissores da paixão são liberados, mas em outras partes do cérebro, principalmente as relacionadas à memória, como o hipocampo. É aí que a paixão se transforma em algo maior.
Quem está por trás da Paixão?
- Mas quem está por trás disso tudo não é o coração, e sim o cérebro. A atração é um fenômeno que existe em todas as espécies e é essencial para a reprodução, mas a paixão é um sentimento único do ser humano, porque temos um sistema cognitivo mais complexo, ou melhor, sentimos e pensamos sobre essa atratividade.