O que é a ortorexia?
Índice
- O que é a ortorexia?
- Quais são os sintomas de ortorexia?
- O que é ortodoxia nervosa?
- O que é transtorno de imagem?
- Como desenvolver ortorexia?
- Qual é a complicação da associação entre vigorexia e ortorexia?
- Como saber se tenho transtorno de imagem?
- Como tratar o transtorno de imagem?
- Qual a preocupação do doente com a ortorexia?
- Quais são os sintomas da ortorexia nervosa?
- Por que as pessoas sofrem com ortorexia?
- Qual o significado do termo “ortorexia”?

O que é a ortorexia?
“Ortorexia nervosa”, ou apenas “ortorexia” é o termo que define a obsessão pela alimentação saudável. Cunhado em 1996 pelo médico Steve Bratman², diz respeito às pessoas que adotam comportamentos extremistas em relação à dieta, que deve ser exclusivamente de alimentos saudáveis.
Quais são os sintomas de ortorexia?
Principais sinais e sintomas
- Sentimento de culpa e ansiedade quando se come algo que é considerado pouco saudável;
- Restrições alimentares que aumentam ao longo do tempo;
- Exclusão absoluta de alimentos considerados impuros, como os que contém corantes, conservantes, gorduras trans, açúcar e sal;
O que é ortodoxia nervosa?
Ortorexia nervosa: o transtorno que mostra que até o saudável, em excesso, é ruim. Tudo começa com o desejo de nos sentirmos bem, comendo apenas alimentos puros, "limpos". Até aí, tudo bem. Isso nos leva a dizer adeus a certos grupos de alimentos, como grãos, açúcares e produtos animais.
O que é transtorno de imagem?
Em meio a tudo isso, surge o distúrbio de imagem, chamado de transtorno dismórfico corporal(TDC), que se caracteriza justamente pela percepção alterada de si mesmo diante do espelho:quando o que a pessoa enxerga no espelho não condiz com a realidade.
Como desenvolver ortorexia?
Embora não haja um padrão único no caminho para a Ortorexia, a especialista comenta que uma pessoa com tendências ortoréxicas pode começar a desenvolver o distúrbio evitando alimentos considerados impuros como corantes, conservantes, gorduras trans, açúcar, sal, alimentos com agrotóxicos e transgênicos.
Qual é a complicação da associação entre vigorexia e ortorexia?
No entanto, tanto numa como na outra o problema leva a restrições que podem desenvolver carências nutricionais, como anemia, desnutrição, déficit de vitaminas e minerais com a quantidade e tipo de alimentos pelo que estas duas perturbações partilham muitas das consequências físicas.
Como saber se tenho transtorno de imagem?
Como identificar os sintomas
- Ter baixa auto-estima;
- Demonstrar preocupação excessiva com determinadas partes do corpo;
- Estar sempre se olhando no espelho ou evitar completamente o espelho;
- Dificuldade para se concentrar em outras coisas do dia-a-dia;
- Evitar a vida social;
Como tratar o transtorno de imagem?
É preciso buscar ajuda, o acompanhamento médico é necessário e indispensável para conseguir levar uma vida normal. O tratamento normalmente é feito com uma combinação de antidepressivos e terapia cognitivo-comportamental (TCC).
Qual a preocupação do doente com a ortorexia?
- No entanto, a preocupação do doente não é com a forma física, e sim com a qualidade dos alimentos ingeridos. A ortorexia ainda não foi reconhecida como transtorno alimentar pelo DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), o guia da psiquiatria.
Quais são os sintomas da ortorexia nervosa?
- Esse transtorno requer muita atenção, pois diferentemente da anorexia e da bulimia, ele pode ser identificado tardiamente, pois seus sintomas podem aludir apenas a hábitos saudáveis. A insatisfação com a autoestima é um dos principais motivos responsáveis pela maioria dos casos de ortorexia nervosa.
Por que as pessoas sofrem com ortorexia?
- Diferentemente da anorexia ou da bulimia, pessoas que sofrem com ortorexia se dão ao direito de comer, no entanto, elas são tão obcecadas com a qualidade do que comem que a maioria dos pensamentos se volta a isto. Somente alimentos saudáveis e de boa qualidade nutricional entram na dieta de um indivíduo com ortorexia.
Qual o significado do termo “ortorexia”?
- O termo “ortorexia” é derivado de duas palavras de origem grega: “ortho” que significa correto; e “orexis” que quer dizer apetite. Por mais que signifique “apetite correto”, a ortorexia nervosa está longe de ser algo benéfic o, como explicarei a seguir.