Quais as principais indicações do atendimento odontológico para as gestantes?
Índice
- Quais as principais indicações do atendimento odontológico para as gestantes?
- Quais medicamentos não podem ser usados na gravidez?
- Como deve ser feito o tratamento odontológico em pacientes grávidas?
- Qual seria o problema do uso de Felipressina em pacientes gestantes?
- É correto afirmar que a assistência odontológica no período gestacional?
- É perigoso tomar diclofenaco na gravidez?
- Quais os medicamentos que gestante pode tomar?
- Quais medicamentos podem ser usados na gestação?
- Como usar a dipirona durante a gravidez?
- Quais são os perigos da dipirona?
- Quais os efeitos colaterais da dipirona?
- Por que a dipirona é anti-inflamatória?

Quais as principais indicações do atendimento odontológico para as gestantes?
Com isso, o atendimento odontológico às gestantes deve ser preferencialmente realizado no 2º trimestre de gestação, mas em casos de urgência, qualquer época é aceitável, já que nenhuma necessidade deve ser negligenciada pelo medo de colocar em risco a saúde do bebê.
Quais medicamentos não podem ser usados na gravidez?
Exemplos: Apirina ( Ácido Acetilsalicílico); Amitriptilina; Espironolactona, Azatioprina, Estreptomicina, Primidona, Benzodiazepinas, Fenitoína, Bleomicina, Fenobarbital, Propiltiouracil, Ciclofosfamida, Cisplatino, Hidroclorotiazida, Citarabina, Imipramina, Clobazam, Clorambucil, Valproato, Clorazepato, Cortisona, ...
Como deve ser feito o tratamento odontológico em pacientes grávidas?
1. Estudos demonstram que o período mais seguro para tratamento em gestantes é durante o segundo trimestre de gestação(1,2,3). A maioria dos tratamentos odontológicos pode ser realizado durante a gestação, como, por exemplo, tratamento periodontal e endodôntico, restaurações dentárias e instalações de próteses(1).
Qual seria o problema do uso de Felipressina em pacientes gestantes?
A felipressina deve ser evitada em pacientes grávidas por ser derivada da vasopressina e, teoricamente, ter capacidade de levar à contração uterina.
É correto afirmar que a assistência odontológica no período gestacional?
Estudos científicos atuais demonstram que qualquer tratamento odontológico pode e deve ser realizado durante o período gestacional. Porém, o atendimento deve ser seguro, diminuindo a duração do tratamento e realizando apenas procedimentos necessários para este momento (LIVINGSTON et al., 1998; SCAVUZZI et al., 1999).
É perigoso tomar diclofenaco na gravidez?
Os anti-inflamatórios não-esteroidais (como é o caso do ibuprofeno, ao lado do ácido acetilsalicílico, diclofenaco, entre outros) tem o uso contra-indicado às gestantes.
Quais os medicamentos que gestante pode tomar?
Medicamentos Permitidos na Gravidez
- Paracetamol (recomendado para dores de cabeça e gripes.
- Cefalexina (antibiótico para infecções)
- Ácido fólico.
- Vitamina D3.
- Buscopam (para dores abdominais em geral)
- Metildopa ( para gestantes hipertensas)
Quais medicamentos podem ser usados na gestação?
Os fármacos mais comumente utilizados na gestação são antieméticos, antiácidos, anti-histamínicos, analgésicos, antimicrobianos, tranquilizantes, hipnóticos, diuréticos e drogas recreacionais e ilícitas.
Como usar a dipirona durante a gravidez?
- Para tratamentos mais longos, é importante que mais estudos sejam feitos para atestar a segurança do medicamento. Assim, a dipirona faz mal quando usada em excesso, por tempo prolongado ou quando for utilizada durante a gravidez.
Quais são os perigos da dipirona?
- O fácil acesso aos analgésicos, que pode resultar em uma ingestão excessiva e inadequado desse tipo de medicamento, esconde uma série de perigos. Por exemplo, de acordo com o que a cientista Amouni Mourad explicou, a Dipirona pode provocar tremores, náuseas e reações alérgicas ao ser ingerida de maneira exagerada.
Quais os efeitos colaterais da dipirona?
- Efeitos colaterais. A dipirona é um medicamento que costuma provocar poucos efeitos colaterais. Além da possibilidade de reação alérgica, que é comum a todos os outros analgésicos e anti-inflamatórios do mercado, o efeito colateral mais relatado costuma ser a queda da pressão arterial, ...
Por que a dipirona é anti-inflamatória?
- Todavia, a dipirona possui um fraco efeito anti-inflamatório, sendo inferior aos anti-inflamatórios no tratamento de doenças claramente inflamatórias, como são os casos das artrites e outras doenças de origem reumática (leia: Reumatismo – O que é, Sintomas e Tratamento ).