adplus-dvertising

Que danos a meningite traz para o sistema nervoso?

Índice

Que danos a meningite traz para o sistema nervoso?

Que danos a meningite traz para o sistema nervoso?

A inflamação dos tecidos do cérebro pode também obstruir o fluxo normal de líquido cefalorraquidiano no cérebro, causando hidrocefalia. Podem ainda ocorrer convulsões por diversas razões. Em crianças, em 30% dos casos ocorrem convulsões nos estádios iniciais da meningite, não tendo necessariamente uma causa subjacente.

O que causa a meningite?

A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

Como é tratado a meningite?

Tratamento de Meningite Geralmente, os únicos meios de terapia indicados pelo médico são repouso, ingestão de muita água e o uso de medicamentos para aliviar as dores. Em casos específicos, o médico pode receitar também um antiviral.

Quais são os sintomas da meningite bacteriana e quais são as sequelas que ela pode causar?

A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos. Vários agentes infecciosos causam a meningite.

Qual é a forma mais grave da meningite?

A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas.

Quando a meningite pode matar?

Doença pode matar em até 48 horas após os primeiros sintomas, informa a Organização Mundial da Saúde (OMS) A meningite é uma doença silenciosa, grave e que pode levar à morte em até 48 horas a partir dos primeiros sintomas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Qual a causa da meningite?

  • A doença, que possui diferentes tipos, pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos. A meningite atinge pessoas de todas as idades, sendo as crianças menores de 5 anos normalmente as mais afetadas, segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz.

Será que a meningite vai passar pra frente?

  • Contatos casuais ou breves dificilmente vão passar a meningite pra frente. Agora, ambientes fechados e cheios de gente contribuem para a transmissão e potenciais surtos. O tratamento depende do tipo de micro-organismo que gerou a meningite e, principalmente, do estado do paciente. Mas é certo que um atendimento rápido ajuda bastante.

Como se proteger da meningite?

  • Como dissemos, também é bom se proteger dos outros agentes infecciosos. E ficar de olho em locais com surtos de meningite. Principalmente nesses lugares, evite ambientes fechados, com grande número de pessoas. Como a doença evolui rapidamente, os médicos se baseiam nos sintomas para iniciar o tratamento.

Quais são os sinais de meningite na pele?

  • Entre outros possíveis sinais de meningite na pele estão sinais de febre aftosa e herpes genital, ambas associadas a várias formas de meningite viral. Sem tratamento atempado da meningite meningocócica, as manchas na pele podem evoluir para gangrena e obrigar à amputação dos membros.

Postagens relacionadas: