Qual o órgão que a malária ataca?
Índice
- Qual o órgão que a malária ataca?
- O que a malária faz no corpo?
- Quais as consequências que a malária traz para o organismo humano?
- Porque a malária ataca o fígado?
- Qual é o agente causador da malária e qual é o seu vetor?
- O que causa a malária Qual o principal sintoma dessa doença?
- Qual parasita causa a malária?
- Qual a causa da malária?
- Como pode ocorrer a transmissão da malária?
- Qual a região mais afetada pela malária?
- Quais são os tipos de parasita da malária?

Qual o órgão que a malária ataca?
Embora as manifestações clínicas sejam semelhantes, no caso da malária causada pelo P. Falciparum, pode ocorrer o comprometimento de vários órgãos, como fígado e rins, e de sistemas inteiros, como o sistema nervoso central e circulatório.
O que a malária faz no corpo?
A malária é uma infecção dos glóbulos vermelhos do sangue causada por uma das cinco espécies de Plasmodium, um protozoário. A malária causa febre, calafrios, sudorese, sensação de indisposição geral (mal-estar) e, às vezes, diarreia, dor abdominal, dificuldade respiratória, confusão e convulsões.
Quais as consequências que a malária traz para o organismo humano?
Malária cerebral. Em casos mais raros, o parasita pode se espalhar pelo sangue e chegar no cérebro, causando sintomas como dor de cabeça muito intensa, febre acima de 40ºC, vômitos, sonolência, delírios e confusão mental.
Porque a malária ataca o fígado?
Quando um plasmódio invade o corpo, entra na corrente sanguínea para chegar ao fígado. Lá, penetra numa célula, onde se alimenta e multiplica, mudando de forma. De seguida, volta ao sangue, onde infecta os glóbulos vermelhos, multiplicando-se e infectando novas células sanguíneas ciclicamente.
Qual é o agente causador da malária e qual é o seu vetor?
A malária é transmitida por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas pelo protozoário Plasmodium. O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio.
O que causa a malária Qual o principal sintoma dessa doença?
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a malária. Indivíduos que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma.
Qual parasita causa a malária?
A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário.
Qual a causa da malária?
- Malária é uma doença prevalente nos países de clima tropical e subtropical. Também conhecida como sezão, paludismo, maleita, febre terçã e febre quartã, o vetor da doença é o anofelino (Anopheles), um mosquito parecido com o pernilongo que pica principalmente ao entardecer e à noite.
Como pode ocorrer a transmissão da malária?
- A transmissão da malária pode ocorrer pela picada do mosquito, por transfusão de sangue contaminado, através da placenta (congênita) para o feto e por meio de seringas infectadas. Sintomas Febre alta;
Qual a região mais afetada pela malária?
- No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Quais são os tipos de parasita da malária?
- Tipos de parasita da malária . Existem mais de cem tipos de plasmódio, o parasita da malária. Dos que infectam o homem, quatro são os mais importantes: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale. A doença provocada pelo vivax é a mais comum e a provocada pelo malariae, a menos grave.