adplus-dvertising

O que é a modernidade tem a ver com a expansão marítima?

Índice

O que é a modernidade tem a ver com a expansão marítima?

O que é a modernidade tem a ver com a expansão marítima?

A expansão marítimo-comercial pode ser considerada um marco da modernidade européia. Foi a partir dela que o capitalismo se desenvolveu como catalisador dos interesses da burguesia, da nobreza, do rei e mesmo da Igreja Católica. ... Dois interesses se destacaram num primeiro momento: o da burguesia e o do rei.

Qual é a relação entre a expansão marítima e as especiarias?

Resposta: As especiarias seriam conseguidas através do comercio marítimo com cidades do oriente. ... As especiarias como cravo da índia, seda, pimenta do reino e outros artigos renderiam um bom preço no mercado europeu e justificariam tais avanços técnicos assim como os investimentos e as possíveis perdas de vidas no mar.

O que ocorreu com a expansão marítima?

A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.

O que foi a transição da Idade Média para a Idade Moderna?

Podemos dizer que a transição da Idade Média para moderna foi à passagem do feudalismo para a primeira fase do capitalismo. Essa transição foi bastante lenta e durou entre os séculos XI à XV.

Quais foram os fatores que contribuíram para a expansão marítima europeia?

Veja quais foram os fatores que contribuíram para o crescimento do alcance marítimo europeu.

  • Centralização política e Formação do Estado Nacional. ...
  • Aliança entre o rei e a burguesia. ...
  • Desenvolvimento técnico. ...
  • Motivações econômicas. ...
  • Motivações religiosas. ...
  • Expansão marítima de Portugal. ...
  • Expansão marítima da Espanha.

Qual a história da expansão marítima?

  • Expansão Marítima Europeia. Expansão Marítima ou Grandes Navegações A Expansão Marítima Europeia foi um dos maiores feitos realizados pela humanidade, a superação dos perigos reais e imaginários e a transposição dos oceanos promoveram a partir do século XV, uma intensa globalização.

Qual a posição central da expansão marítima?

  • As grandes navegações durante a Expansão Marítima Europeia dependiam de uma posição central. Isso porque, quanto mais bem localizado era o país, mais fácil era para que o comércio marítimo ocorresse. Sendo assim, Portugal foi o primeiro país a realizar a expansão marítima.

Qual o fator fundamental para a expansão marítima?

  • Outro fator fundamental para a realização da expansão marítima foi o fato de que, ainda na Baixa Idade Média, acontece a formação de Portugal e a formação da Espanha, importantes monarquias nacionais que centralizaram o poder no Estado. Essas nações proporcionaram recursos humanos e financeiros suficientes para a expansão.

Quando começou a expansão marítima e comercial?

  • História Enem: A expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI foi um desdobramento do renascimento comercial e urbano iniciado no contexto das Cruzadas (1096-1270), quando a nascente burguesia européia descobriu as especiarias orientais comercializadas nas cidades do leste do Mediterrâneo (Constantinopla, Damasco e Antioquia, entre outras).

Postagens relacionadas: