adplus-dvertising

Quais as sequelas que a meningite pode deixar?

Índice

Quais as sequelas que a meningite pode deixar?

Quais as sequelas que a meningite pode deixar?

A meningite pode causar vários tipos de sequelas, que atingem, tanto a capacidade física, quanto intelectual e psicológica, sendo comum surgir falta de equilíbrio, perdas de memória e problemas de visão.

Quando a meningite atinge o cérebro o que acontece?

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito.

É verdade que quem teve meningite não pode ter filhos?

A resposta é sim. As meningites bacterianas são causadas por diferentes bactérias e seus subgrupos: meningococo, pneumococo, listeria, haemophilus e portanto, ter tido meningite bacteriana não isenta ninguém do risco de ter outro episódio.

Quem já teve meningite pode ter de novo?

Sim, é possível ter meningite mais do que uma vez, principalmente crianças com menos de 5 anos, pois ainda não têm o sistema imunológico completamente desenvolvido.

O que afeta a meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges, membrandas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.

Quem teve meningite tem imunidade baixa?

A pessoa que teve meningite não está imune de ter meningite novamente, pois há diversos microrganismos que podem ser causadores de meningites, e a pessoa pode ser infectada por diferentes agentes microrganismos e apresentar diferentes tipos de meningites.

Como fica uma pessoa com meningite?

Tal como acontece com a meningite causada por outras infecções, as pessoas que desenvolvem este tipo de meningite podem apresentar dores de cabeça, rigidez no pescoço, náuseas, vomitos, fotofobia (sensibilidade à luz) e/ou estado mental alterado (confusão).

O que a meningite causa no sistema nervoso?

É uma doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria.

Quais os riscos da meningite viral?

O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica.

Quem já teve meningite tem imunidade baixa?

A pessoa que teve meningite não está imune de ter meningite novamente, pois há diversos microrganismos que podem ser causadores de meningites, e a pessoa pode ser infectada por diferentes agentes microrganismos e apresentar diferentes tipos de meningites.

Quais as possíveis sequelas da meningite viral?

  • Quais as possíveis sequelas da meningite? Depois da introdução da vacina Haemophilus influenzae tipo b (Hib), vacina pneumocócica e vacina meningocócica C (todas elas protegem contra bactérias que podem causar meningite), a meningite viral passou a ser a mais comum no Brasil.

Qual a causa da meningite?

  • A doença, que possui diferentes tipos, pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos. A meningite atinge pessoas de todas as idades, sendo as crianças menores de 5 anos normalmente as mais afetadas, segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz.

Como tratar a meningite por parasitas?

  • Já no caso de meningites por parasitas, tanto o medicamento contra a infecção como as medicações para alívio dos sintomas serão administrados. As sequelas da meningite podem ser bastante graves e, quando não tratada, a doença pode resultar em convulsões, dano neurológico permanente e até levar à morte, segundo informações da Mayo Clinic.

Por que a meningite é contagiosa?

  • Forma mais rara e não contagiosa da condição, a meningite fúngica geralmente é resultado da propagação de um fungo através do sangue para as meninges. Este tipo de meningite é mais comum em pacientes imunossuprimidos, como nos casos de portadores de AIDS ou câncer.

Postagens relacionadas: