O que a logística reversa aborda?
Índice
- O que a logística reversa aborda?
- Qual é o principal objetivo da logística reversa?
- O que é logística reversa exemplos?
- Quais são os objetivos estratégicos para se programar um programa de logística reversa?
- Quais são os produtos que entram na logística reversa?
- Qual é o principal objetivo da logística?
- Quais são os objetivos estratégicos motivadores da implantação da logística reversa?
- Quais produtos têm logística reversa?
- Qual a diferença entre a logística tradicional e a logística reversa?
- Quais são os exemplos de logística reversa?
- Qual a tendência para a logística reversa?
- Qual é o ambiente logístico da empresa?
- Como é o curso de logística?

O que a logística reversa aborda?
De uma forma geral, logística reversa é a área da logística que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno dos bens produzidos após sua venda, uma de suas aplicações é controlar políticas de devolução e troca de produtos, por exemplo.
Qual é o principal objetivo da logística reversa?
A logística reversa é de grande importância para as operações de logística empresarial, pois estuda e gerencia o descarte ou a reintegração dos subprodutos do processo produtivo. Ela traz grande vantagem competitiva, diminui os custos e melhora o serviço oferecido ao consumidor.
O que é logística reversa exemplos?
Como o próprio nome já sugere, consiste em fazer produtos e sobras percorrerem o caminho inverso, agora indo do consumidor aos produtores. De maneira mais clara, é, por exemplo, a reciclagem de garrafas PET, a recolha de sucatas e outros materiais reaproveitáveis.
Quais são os objetivos estratégicos para se programar um programa de logística reversa?
O objetivo estratégico da logística reversa de pós-venda é agregar valor aos produtos que são devolvidos por motivos comerciais. ... Estes, por diversos motivos retornam aos elos da cadeia de distribuição direta, que compõem parte dos canais reversos, por onde fluem os produtos.
Quais são os produtos que entram na logística reversa?
Sendo assim, os produtos cujos resíduos estão sujeitos à logística reversa estão incluídos em sete grupos, conforme a lei 12.305/2010:
- pilhas e baterias;
- pneus;
- lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista;
- óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- produtos eletrônicos e seus componentes;
Qual é o principal objetivo da logística?
A principal função da logística é tornar os processos mais eficientes, por meio da gestão do fluxo de informações e materiais dentro de uma organização. No âmbito empresarial, isso resulta em mais economia e satisfação do cliente.
Quais são os objetivos estratégicos motivadores da implantação da logística reversa?
Aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais pela sociedade, por meio do incremento nos índices de reuso, reciclagem e recuperação dos materiais; e. Incentivar a melhoria ambiental no projeto dos produtos e embalagens (promovendo o chamado ecodesign).
Quais produtos têm logística reversa?
Sendo assim, os produtos cujos resíduos estão sujeitos à logística reversa estão incluídos em sete grupos, conforme a lei 12.305/2010:
- pilhas e baterias;
- pneus;
- lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista;
- óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- produtos eletrônicos e seus componentes;
Qual a diferença entre a logística tradicional e a logística reversa?
Uma das principais diferenças da logística inversa em relação à tradicional está no seu planejamento e controle, já que o monitoramento do produto não termina quando é entregue ao cliente. ... Um dos maiores desafios da logística reversa é a redução de custos e prazos de entrega e separação de pedidos.
Quais são os exemplos de logística reversa?
- Veja outros exemplos de logística reversa que acontecem todo o dia: 1 Reciclagem de garrafas PET; 2 Devolução de correspondências; 3 Reciclagem de eletrônicos; 4 Reciclagem de pilhas. 5 Reciclagem de óleo lubrificante usado More ...
Qual a tendência para a logística reversa?
- Uma das tendências mais relevantes é a logística reversa, que se tornou um assunto proeminente no setor industrial e de transportes de mercadorias. Uma das razões para o crescimento desse tipo de política deve-se à recente introdução de legislação voltada para a proteção ambiental. Como resultado, as empresas buscam adequar seus processos ...
Qual é o ambiente logístico da empresa?
- De ambiente logístico: consiste em um trabalho de pesquisa sobre determinada empresa e seus aspectos logísticos. Não é exagero dizer que essa ocupação está em franca expansão, pois além das formas de produção, os processos de entrega movimentam os mais diferentes meios de transportes a cada ano.
Como é o curso de logística?
- Isso envolve gerir estoques e administrar a parte de transporte, distribuição, fornecedores e tudo que estiver ligado à produção. Como dito, Logística é um curso tecnológico, que dá a titulação de tecnólogo ao profissional. Tem duração de dois anos e pode ser feito nas modalidades presencial e a distância.