O que diz a Lei brasileira sobre feminicídio?
Índice
- O que diz a Lei brasileira sobre feminicídio?
- Qual o objetivo da Lei do Feminicídio?
- Como surgiu a Lei do Feminicídio no Brasil?
- O que diz a Lei 13.104 15 mais conhecida como Lei do Feminicídio?
- O que é a nova lei do feminicídio?
- O que levou à criação da lei do feminicídio é porque a da sua relevância?
- Quando surgiu a palavra feminicídio?
- Qual a perspectiva da Lei do feminicídio?
- Quem é o feminicídio?
- Qual a pena do feminicídio?
- Qual o crime de feminicídio no Brasil?

O que diz a Lei brasileira sobre feminicídio?
A palavra feminicídio ganhou destaque no Brasil a partir de 2015, quando foi aprovada a Lei Federal 13.104/15, popularmente conhecida como a Lei do Feminicídio. Isso porque ela criminaliza o feminicídio, que é o assassinato de mulheres cometido em razão do gênero, ou seja, a vítima é morta por ser mulher.
Qual o objetivo da Lei do Feminicídio?
A Lei do Feminicídio estabelece que, se um homicídio for cometido contra uma mulher como resultado ou em conjunto de violência doméstica e familiar ou como fruto do menosprezo ou discriminação em razão da condição da mulher (discriminação por gênero), o agravante feminicídio pode ser imputado.
Como surgiu a Lei do Feminicídio no Brasil?
A Lei que incluiu o feminicídio no Código Penal brasileiro foi criada a partir de uma recomendação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre Violência contra a Mulher (CPMI-VCM), que investigou a violência contra as mulheres nos Estados brasileiros entre março de 2012 e julho de 2013.
O que diz a Lei 13.104 15 mais conhecida como Lei do Feminicídio?
A lei do feminicídio visa a coibir o homicídio de mulheres em determinadas circunstâncias muito comuns no Brasil. ... A lei 13.104/15, mais conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal brasileiro, incluindo como qualificador do crime de homicídio o feminicídio.
O que é a nova lei do feminicídio?
Entrou em vigor hoje a lei 13.104/15. A nova lei alterou o código penal para incluir mais uma modalidade de homicídio qualificado, o feminicídio: quando crime for praticado contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. ... 121 do CP estabelecendo causas de aumento de pena para o crime de feminicídio.
O que levou à criação da lei do feminicídio é porque a da sua relevância?
“Trata-se de um crime de ódio. O conceito surgiu na década de 1970 com o fim de reconhecer e dar visibilidade à discriminação, opressão, desigualdade e violência sistemática contra as mulheres, que, em sua forma mais aguda, culmina na morte.
Quando surgiu a palavra feminicídio?
A palavra "feminicídio" foi usado pela primeira vez pela socióloga sul-africana Diana Russel em um simpósio realizado em 1976, em Bruxelas, Bélgica. Russel participava do Tribunal Internacional de Crimes contra Mulheres e sustentou a ideia de criar uma definição específica para homicídios praticado contra as mulheres.
Qual a perspectiva da Lei do feminicídio?
- De acordo com a juíza Adriana, a lei do feminicídio traz a perspectiva de duas importantes mudanças. A primeira delas é responder à necessidade de que sejam tomadas providências mais rigorosas em resposta aos altíssimos índices de violência contra as mulheres no Brasil.
Quem é o feminicídio?
- O feminicídio é o crime em que a vítima de homicídio é mulher, sendo justamente sua condição de mulher o fator determinante para a ocorrência do...
Qual a pena do feminicídio?
- §7° A pena do feminicídio é aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o crime for praticado: I – durante a gestação ou nos 3 (três) meses posteriores ao parto; II – contra pessoa menor de 14 (quatorze) anos, maior de 60 (sessenta) anos ou com deficiência; III – na presença de descendente ou ascendente a vítima.
Qual o crime de feminicídio no Brasil?
- O crime de feminicídio foi definido no Brasil no ano de 2015. A lei nº 13.104/15 alterou o Código Penal e tipificou a conduta. Além disso, o feminicídio é considerado um crime hediondo (previsto na lei nº 8.072/90), ou seja, faz parte da lista de crimes que são mais graves por causarem maior indignação ou comoção social.