adplus-dvertising

É normal ter gengivite na gravidez?

Índice

É normal ter gengivite na gravidez?

É normal ter gengivite na gravidez?

A gengivite, caracterizada pela inflamação e sangramento das gengivas ao escovar os dentes, é uma situação muito comum durante a gravidez, especialmente devido às alterações hormonais que acontecem após o segundo mês de gestação, que tornam as gengivas mais sensíveis.

O que é gengivite gravídica?

A gengivite gravídica é causada pelo aumento do hormônio progesterona, que pode contribuir com o aumento do fluxo sanguíneo nos tecidos da gengiva, tornando-os sensíveis, inchados e com maior predisposição ao inchaço durante a escovação e o uso do fio dental.

Porque a gengiva dói na gravidez?

De acordo com a Associação Americana de Gravidez (APA), os hormônios da gravidez podem realmente afetar a maneira como o corpo responde às bactérias, as quais podem levar à infecção periodontal e – adivinhe – a dentes e gengiva doloridos.

Como tratar gengivite grave?

Visitas regulares ao dentista também ajudam. No consultório, esse especialista faz uma limpeza meticulosa para expulsar a placa bacteriana, além de conseguir flagrar a doença logo no começo. Alimentos ricos em ômega-3, como peixes, nozes e linhaça, diminuem as substâncias inflamatórias ligadas ao transtorno.

Qual melhor antiinflamatório para gengivite?

Flancox é um anti-inflamatório que pode ser usado sim no tratamento da gengivite. Mas o melhor tratamento é um higiene bucal completa realizada com escova, pasta e fio dental.

Como é a sensibilidade na gravidez?

Durante a gravidez, as mulheres ficam mais sensíveis devido às alterações hormonais que ocorrem ao longo da gestação, que são cerca de 30 vezes maiores do que no ciclo menstrual, quando ocorre a TPM.

Como a gengivite pode causar gengivite?

  • As infecções virais podem causar gengivite. A gengivoestomatite herpética aguda é uma infecção viral dolorida das gengivas e de outras partes da boca causada pelo vírus do herpes. A infecção torna as gengivas vermelhas e brilhantes, fazendo com que muitas lesões pequenas brancas ou amareladas apareçam dentro da boca.

Por que o gengivite aparece em adolescentes?

  • Gengivite costuma aparecer muito em adolescentes no início da puberdade, jovens no começo da idade adulta e em mulheres grávidas. Dentes desalinhados, pontas de obturação ásperas ou aparelhos mal encaixados ou mal limpas, como aparelhos e dentaduras, podem irritar as gengivas e elevar o risco da inflamação.

Qual o estágio inicial da gengivite?

  • Gengivite é o estágio inicial da doença da gengiva, que, se não tratada, pode afetar a estrutura dentária e provocar a queda dos dentes da boca. Entre as complicações da gengivite estão a periodontite, em que o osso e as fibras que mantém os dentes em posição são muito danificados, ...

Qual a causa dos danos à gengiva?

  • Danos à gengiva podem ser resultantes de inúmeras causas. Até mesmo a escovação excessiva ou a limpeza vigorosa com fio dental podem causar gengivite. Além disso, mudanças hormonais também podem aumentar o risco de desenvolver essa inflamação, pois deixam as gengivas mais sensíveis.

Postagens relacionadas: