O que é geriatra faz?
Índice
- O que é geriatra faz?
- Qual é a formação do geriatra?
- Quais as doenças que o geriatra trata?
- O que estuda a geriatria e Gerontologia?
- Qual a diferença entre geriatra e Clínico-geral?
- Precisa fazer medicina para ser geriatra?
- Qual a hora de procurar um geriatra?
- Qual é a diferença entre Gerontologia e geriatria?
- O que é um especialista em geriatria e Gerontologia?
- Qual o ramo da geriatria?
- Qual a importância da geriatria para a saúde?
- Qual a especialidade médica da geriatria?
- Qual a diferença entre Geriatria e Gerontologia?

O que é geriatra faz?
Como dito antes, a geriatria trata do envelhecimento humano. A especialidade tem o objetivo de prevenir doenças e promover uma boa qualidade de vida ao longo do envelhecimento.
Qual é a formação do geriatra?
Para se tornar geriatra, o médico deve fazer um curso de pós-graduação na área, especializando-se. Além disso, deve ter sua residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou ter sido aprovado no concurso de obtenção do título de especialista em geriatria.
Quais as doenças que o geriatra trata?
O geriatra é o médico especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão, além de complicações provocadas por uso de ...
O que estuda a geriatria e Gerontologia?
Em linhas gerais, a Gerontologia trata do processo do envelhecimento, enquanto a Geriatria se limita ao estudo das doenças da velhice e seu tratamento.
Qual a diferença entre geriatra e Clínico-geral?
A diferença entre um médico especialista e o geriatra é que o segundo cuida do indivíduo por completo, seja na parte cognitiva, afetiva, funcional ou clínica. Também conhecido como o clínico geral do idoso, ele também é o responsável por encaminhar o paciente para um especialista, caso seja necessário.
Precisa fazer medicina para ser geriatra?
O geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas, tornando-se especialista após ter feito residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ter sido aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da SBGG/AMB.
Qual a hora de procurar um geriatra?
A geriatria é uma especialidade médica, na qual os profissionais costumam atender pessoas com idade superior a 60 anos. Mas para consultar com o geriatra não é necessário esperar chegar aos 60. Muitos médicos já recomendam ir ao geriatra aos 40 anos.
Qual é a diferença entre Gerontologia e geriatria?
Enquanto a Geriatria atua especificamente sobre os aspectos físicos, na promoção e cuidado de saúde ao indivíduo idoso, a Gerontologia foca na promoção de bem estar, olhando tanto para as condições sociais, psicológicas, fisiológicas e até mesmo espirituais que permitem maior qualidade de vida às pessoas idosas.
O que é um especialista em geriatria e Gerontologia?
O que é geriatria? É a especialidade médica que se integra na área da Gerontologia com o instrumental específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.
Qual o ramo da geriatria?
- A geriatria é o ramo da Medicina encarregado de estudar e tratar doenças e condições que estão relacionadas diretamente ao envelhecimento. Por conta disso, a geriatria ficou conhecida como a medicina do idoso, sendo que todos os aspectos da saúde de um paciente na melhor idade são avaliados por médicos dessa especialidade.
Qual a importância da geriatria para a saúde?
- Longe de ser verdade. A geriatria é importantíssima para pessoas que querem manter a sua independência e autonomia, sendo as consultas feitas sob uma forma preventiva e de tratamento/controlo de patologias. A educação para a saúde é fundamental para o utente adquirir hábitos de saúde que permitam a sua senescência.
Qual a especialidade médica da geriatria?
- A especialidade médica da geriatria é responsável por tratar doenças típicas de pessoas idosas, sendo necessária uma abordagem ampla de avaliação clínica.
Qual a diferença entre Geriatria e Gerontologia?
- Esta é uma explicação simples e relativamente básica mas que pode ser bastante redutora daquele que é um ramo da medicina tão complexo como este. É necessário compreender alguns conceitos e deve ser feita uma clara distinção entre geriatria e gerontologia.