O que ensina a catequese?
Índice
- O que ensina a catequese?
- Porque é importante fazer a catequese?
- O que falar na catequese?
- Qual o papel do catequista na igreja?
- O que é preciso para dar aula de catequese?
- O que entendemos por ter fé?
- O que vem depois da catequese?
- Qual sua maior necessidade como catequista?
- O que é preciso para ser uma boa catequista?
- Quando começar a catequese?
- Quem é a catequista da catequese?
- Como funciona a catequese aos filhos em casa?
- Como trabalhar na catequese infantil?

O que ensina a catequese?
De uma maneira geral, a catequese prepara as crianças do 1.º ao 9.º ano (os anos na catequese correspondem aos anos escolares) para os sacramentos da primeira comunhão e do crisma. O que significa que os mais velhos terão cerca de 14 anos, depois disso passam para os grupos de jovens.
Porque é importante fazer a catequese?
Entretanto, a catequese torna-se especialmente necessária para a preparação das pessoas que pretendem receber um dos Sacramentos católicos, principalmente os de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma).
O que falar na catequese?
Para uma catequese mais alegre e atraente: dicas para pais e catequistas
- 1 – Falar da Bíblia contando histórias na catequese. ...
- 2 – Contar as histórias da infância de santos, profetas e de Jesus. ...
- 3 – Envolvimento em atividades religiosas. ...
- 4 – Jogos, brincadeiras e arte com reflexões na catequese.
Qual o papel do catequista na igreja?
O Catequista é alguém que atende ao chamado da comunidade para ser instrumento de instrução, formação e transformação, “Mediador de Jesus na Igreja” (CR).
O que é preciso para dar aula de catequese?
É necessário engajamento. Que esteja envolvido com a Pastoral da Catequese ou outro setor pastoral da Igreja e que queira, de coração, partilhar conhecimento para essa missão! É necessário saber sobre o tema que deseja apresentar e ter também habilidade em escrita para esse tipo de meio de comunicação (internet).
O que entendemos por ter fé?
Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. ... Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.
O que vem depois da catequese?
No catolicismo, os sete sacramentos são batismo, confissão, eucaristia, confirmação (ou crisma), matrimônio, ordens sagradas e unção dos enfermos.
Qual sua maior necessidade como catequista?
O catequista deve ter espiritualidade cristã no sentido de deixar o mesmo Espírito que guiou Jesus, também orientar e moldar a sua vida. Sua espiritualidade deve ser alimentada também pela Palavra de Deus, centro de tua a sua ação catequética.
O que é preciso para ser uma boa catequista?
Para ser um bom catequista, você deve estar disposto, de corpo e alma, a ser uma pessoa de referência dentro de sua comunidade, com abertura para ser buscado, especialmente pelos mais jovens, e isso exige, antes de tudo, uma ótima desenvoltura para dialogar com os adolescentes e crianças, e ser benquisto por eles, de ...
Quando começar a catequese?
- Tal como a escola, a catequese começa aos 6 anos. E, tal como na escola, a aprendizagem pode ser divertida. As crianças gostam. Mas não basta ir à catequese todas as semanas e fazer os sacramentos para se ser um bom cristão. "Isto é só o princípio da caminhada."
Quem é a catequista da catequese?
- Maria Luzia Silva, a coordenadora da catequese, bate à porta da sala onde decorre uma aula do 1.º ano. "Podemos entrar?" As mesas foram arrastadas para um canto e os miúdos estão todos de pé. "Íamos agora mesmo começar um jogo", diz a catequista, no meio do alarido.
Como funciona a catequese aos filhos em casa?
- Funciona assim: de quinze em quinze dias, pais e filhos têm catequese à mesma hora mas em sessões separadas; na semana intercalar, são os pais que dão a catequese aos filhos em casa.
Como trabalhar na catequese infantil?
- Cabe ao Catequista duas atitudes primordiais: o conhecimento da Palavra de Deus, e sobretudo muita criatividade. Partindo deste princípio, separamos 5 dicas para trabalhar o mês da Bíblia na catequese infantil: