adplus-dvertising

O que é a filária?

Índice

O que é a filária?

O que é a filária?

A filária (Wuchereria bancrofti), também conhecida por elefantíase, é uma doença causada por um verme nematódeo que parasita os vasos linfáticos do ser humano.

O que causa filária?

O que é Filariose Linfática (Elefantíase)? É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.

O que é a filaríase ou filariose?

A filariose linfatica (FL), filaríase ou elefantíase é uma doença parasitária crônica, causada pelo nematóide (verme cilíndrico) Wuchereria bancrofti, também conhecido como filária.

Qual a forma de vida da filária?

Ciclo de vida da filariose Quando o inseto vetor faz novo repasto sanguíneo, as larvas L3 penetram pela pele do hospedeiro e migram para os vasos linfáticos. Meses depois as larvas amadurecem e se transformam em vermes adultos com sexos distintos.

Como se pega a doença Oxiurose?

A transmissão do oxiúrus acontece por meio da ingestão dos ovos desse parasita por meio de alimentos contaminados ou por colocar a mão suja na boca, sendo mais frequente disso acontecer em crianças entre 5 e 14 anos.

O que a filariose causa no sistema linfático?

A elefantíase, também conhecida como filariose, é uma doença parasitária, causada pelo parasita Wuchereria bancrofti, que consegue atingir os vasos linfáticos e promove uma reação inflamatória, causando uma obstrução do fluxo de linfa e levando ao acúmulo de líquido e inchaço em alguns órgãos, como braço, testículo, no ...

Qual é a causa da doença filária?

  • Filária, Filariose Linfática ou Elefantíase é o nome da doença causada pelo Wuchereria Bancrofti. Ela se propaga pela picada do mosquito contaminado. A Filária, filariose linfática ou elefantíase é um tipo de doença parasitária crônica, tida como uma das maiores razões de incapacidade a longo prazo, ou até mesmo eterna.

Quais são os sinais da filária?

  • Principais Sintomas e Sinais da Filária: O sintoma típico da Filária é inchaço e edema com espessamento da pele, bem como tecidos subjacentes.

Como é tratada a filariose?

  • A filariose é tratada pelo uso de medicamentos prescritos pelo médico, e o tratamento pode durar até dez anos. O remédio consegue destruir grande parte das microfilárias presentes no organismo. Entretanto, em alguns casos é preciso recorrer a cirurgia.

Qual a forma mais comum de filaríase linfática?

  • A forma sintomática mais conhecida da doença é a filaríase linfática, popularmente chamada de elefantíase em referência do inchaço e engrossamento da pele e tecidos subjacentes, que foi a primeira, entre as enfermidades infecciosas transmitidas por insetos, a ser descoberta. O mosquito transmissor no Brasil, Culex, é predominantemente noturno.

Postagens relacionadas: