adplus-dvertising

O que a fenomenologia busca?

Índice

O que a fenomenologia busca?

O que a fenomenologia busca?

Ouça em voz altaPausarA fenomenologia é uma orientação do pensamento europeu, a qual submeteu a concepção positivista a uma crítica radical do que se apresenta ao ser. O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, buscando explorá-lo.

O que é uma abordagem fenomenológica?

Ouça em voz altaPausarFenomenologia é definida por King (2001) como "o estudo das formas como algo aparece ou se manifesta, em contraste com estudos que procuram explicar as coisas a partir de relações causais ou processos evolutivos" (p. 109). A forma como algo se manifesta é o que se chama de fenômeno.

Quais são as ideias anteriores que a fenomenologia busca superar?

Ouça em voz altaPausar01) A fenomenologia de Edmund Husserl procura superar as teorias do conhecimento empirista e idealista, como também o dualismo entre o sujeito e o objeto. ... De um lado, estão os objetos e o corpo, de outro, o sujeito e a consciência.

Qual o fundamento da fenomenologia?

  • Esta compreensão eleva a fenomenologia a um método das ciências. Para ele, a história se desenvolve de maneira a evidenciar o espírito humano. Há uma identificação entre o ser e o pensar. Essa relação é o fundamento de uma compreensão do espírito humano como construído social e historicamente.

Quem foi o autor da fenomenologia?

  • Sendo assim, alguns autores pensaram a fenomenologia como um método interpretativo dos fenômenos. Um desses pensadores foi Heidegger. Heidegger foi um filósofo alemão, e é um dos expoentes da fenomenologia hermenêutica. Para ele, sua filosofia é um trabalho de interpretação daquilo que se manifesta no mundo, ou seja, o fenômeno.

Como se dá conhecer um fenômeno?

  • Contudo, a fenomenologia não se dá nessa oposição. Segundo Husserl, conhecer um fenômeno é uma vivência da consciência – ou seja, é um ato intencional. Portanto, a ação de conhecer não está na realidade do objeto ou no campo das ideias, mas na experiência direta com o fenômeno.

Qual a origem da fenomenologia existencial?

  • Fenomenologia existencial O existencialismo é uma corrente teórica na filosofia que se tornou bastante conhecida principalmente com Jean-Paul Sartre, por volta de 1945. Entretanto, antes dele, Martin Heidegger já pensara em uma relação entre fenomenologia e existencialismo. Outro autor que aprofundou nessa relação foi Maurice Merleau-Ponty.

Postagens relacionadas: