É possível destacar três atitudes sociais que marcaram o desenvolvimento da educação especial no tratamento dado às pessoas com necessidades especiais especialmente no que diz respeito às pessoas com deficiência Quais seriam eles?
Índice
- É possível destacar três atitudes sociais que marcaram o desenvolvimento da educação especial no tratamento dado às pessoas com necessidades especiais especialmente no que diz respeito às pessoas com deficiência Quais seriam eles?
- Como deve ser realizada a inclusão de pessoas com deficiência?
- O que é uma escola com acessibilidade?
- Quais os principais autores que falam sobre educação especial?
- Quais atitudes concretas devem ser tomadas para deixar nossos ambientes mais inclusivos?
- O que você pode fazer para contribuir com a inclusão da pessoa com deficiência?
- Qual a deficiência para portadores de necessidades especiais?
- Como fazer a locomoção para portadores de necessidades especiais?
- Qual o direito do aluno com necessidades educativas especiais?
- Quais são as necessidades educacionais?

É possível destacar três atitudes sociais que marcaram o desenvolvimento da educação especial no tratamento dado às pessoas com necessidades especiais especialmente no que diz respeito às pessoas com deficiência Quais seriam eles?
De acordo com os estudos de Mazzotta (2005), é possível destacar três atitudes sociais que marcaram o desenvolvimento da Educação Especial no tratamento dado às pessoas com necessidades especiais, no que diz respeito às pessoas com deficiência, sendo elas: marginalização, assistencialismo e educação/reabilitação.
Como deve ser realizada a inclusão de pessoas com deficiência?
A Lei de Inclusão garante que as pessoas com deficiência tenham direitos próprios justamente para que as igualem perante a sociedade e as deixem no mesmo nível de convívio, locomoção, atendimentos em órgãos públicos, garantia de ensino na mesma qualidade e capacitação e inclusão profissional.
O que é uma escola com acessibilidade?
Acessibilidade é a adaptação de espaços, materiais e metodologias, garantidos por lei, para que atendam à inclusão de pessoas com deficiência, altas habilidades ou com necessidades especiais a locais e serviços essenciais, promovendo sua qualidade de vida e bem-estar.
Quais os principais autores que falam sobre educação especial?
Diversos autores, com MANTOAN (2003, 2006, 2008, 2010), MAZZOTA (1996), CARVALHO (2005), GLAT & NOGUEIRA (2002), PEREIRA (2007) e SASSAKI (1997, 1998), dentre outros, discutem esta temática com convicção de que indivíduos deficientes devem estar inseridos num contexto escolar e aponta vantagens quando isso acontece.
Quais atitudes concretas devem ser tomadas para deixar nossos ambientes mais inclusivos?
Confira agora 10 dicas essenciais para a inclusão:
- Adapte a sua escola. ...
- Crie um ambiente inclusivo. ...
- Convide a comunidade. ...
- Prepare os pais para a inclusão. ...
- Oriente seus professores e sua equipe. ...
- Explore o tema da inclusão. ...
- Ensine a postura a ser adotada. ...
- Evite o preconceito.
O que você pode fazer para contribuir com a inclusão da pessoa com deficiência?
8 caminhos para tornar a sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência
- Aumentar a representação das pessoas com deficiência na política.
- Empregar mais atores com deficiência na mídia. ...
- Perceber que as pessoas com deficiência também são seres humanos.
Qual a deficiência para portadores de necessidades especiais?
- A acessibilidade para portadores de necessidades especiais deixou, há muito tempo, de ser apenas uma questão de bom senso. Passou a ser uma obrigação. Pois a deficiência, seja física ou mental, é um fator que abrange uma grande parcela da população.
Como fazer a locomoção para portadores de necessidades especiais?
- Pois possibilita que a locomoção se torne mais prática para portadores de necessidades especiais. Para sua inserção, é necessário que ele seja composto por pisos táteis, corrimões e patamar de descanso, para que haja a possibilidade de descansar caso a distância seja longa.
Qual o direito do aluno com necessidades educativas especiais?
- O direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional. A garantia de uma educação de qualidade para todos implica, dentre outros fatores, um redimensionamento da escola no que consiste não somente na aceitação, mas também na valorização das diferenças.
Quais são as necessidades educacionais?
- Necessidades educacionais podem ser identificadas em diversas situações representativas de dificuldades de aprendizagem, como decorrência de condições individuais, econômicas ou socioculturais dos alunos: crianças de grupos desfavorecidos ou marginalizados.