Quais são as consequências da falta de vitamina D?
Índice
- Quais são as consequências da falta de vitamina D?
- Quando a vitamina D é considerada baixa?
- O que fazer quando a vitamina D está baixa?
- O que é bom para aumentar a vitamina D?
- Quanto tempo a vitamina D começa a fazer efeito?
- Qual a porcentagem ideal de vitamina D no corpo?
- Qual a dosagem certa de vitamina D?
- Por que a falta de vitamina D pode surgir?
- Qual a função da vitamina D no corpo?
- Por que a falta de vitamina D aumenta o risco de desenvolver doenças graves?
- Por que a vitamina D baixa pode causar desconforto para o seu organismo?

Quais são as consequências da falta de vitamina D?
A deficiência de vitamina D pode causar dores musculares, fraqueza e dor óssea em pessoas de todas as idades. Os espasmos musculares (tetania) podem ser o primeiro sinal de raquitismo em bebês. Eles são causados por um baixo nível de cálcio no sangue em pessoas com deficiência grave de vitamina D.
Quando a vitamina D é considerada baixa?
Entre 10 e 20 ng/mL é considerado baixo com risco de aumentar remodelação óssea e, com isso, perda de massa óssea, além do risco de osteoporose e fraturas; Menor do que 10 ng/mL muito baixa e com risco de evoluir com defeito na mineralização óssea, que é a osteomalácia, e raquitismo.
O que fazer quando a vitamina D está baixa?
Se a minha vitamina D baixa: o que fazer?
- Deixe braços e pernas expostos e proteja partes sensíveis como rosto e colo;
- Não exagere no tempo de exposição para evitar a vermelhidão da pele, sinal de lesão pelo sol;
- Quando terminar, proteja também o restante do corpo.
O que é bom para aumentar a vitamina D?
Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele, segundo Cristiane Perroni.
Quanto tempo a vitamina D começa a fazer efeito?
O tempo varia de 10 a 20 minutos (pele mais clara, menos tempo) no horário de maior incidência do sol e não use filtro solar.
Qual a porcentagem ideal de vitamina D no corpo?
- Existe um consenso de que níveis abaixo de 10 ng/mL de vitamina D representam uma deficiência; níveis abaixo de 20 ng/mL são considerados uma insuficiência; níveis a partir de 20 ng/mL são considerados ideais, no entanto, para pessoas que fazem parte do grupo de risco, recomenda-se os níveis de vitamina D entre 30 e ...
Qual a dosagem certa de vitamina D?
A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.
Por que a falta de vitamina D pode surgir?
- Essas também podem surgir por uma série de motivos e a falta de vitamina D é um deles. Estudos já apontaram, por exemplo, que pessoas com doença de Crohn, colite, alergia a glúten e intestino irritável costuma ter um nível baixo da vitamina no corpo, seja pela baixa exposição ao sol, seja má absorção do intestino ou pela perda proteica intestinal.
Qual a função da vitamina D no corpo?
- Outra atuação bastante importante da vitamina D no corpo é na produção de serotonina, um neurotransmissor que mantém nossos ânimos equilibrados. Sem essa vitamina, no entanto, a quantidade de serotonina despenca, podendo causar quadros depressivos, como já mencionamos; e repentinas mudanças de humor.
Por que a falta de vitamina D aumenta o risco de desenvolver doenças graves?
- A falta de vitamina D aumenta a chances de se ter doenças graves que afetam os ossos como raquitismo e osteoporose, mas também pode aumentar o risco de desenvolver outras doenças como: 1 Diabetes; 2 Obesidade; 3 Hipertensão arterial; 4 Artrite reumatoide e 5 Esclerose múltipla. More ...
Por que a vitamina D baixa pode causar desconforto para o seu organismo?
- Como você viu, a vitamina D baixa pode causar uma série de sintomas e desconfortos para o seu corpo e organismo. Por sorte, há alimentos e hábitos do seu dia a dia que podem contribuir para elevar naturalmente os níveis de Vitamina D.