Quais são os sintomas do fígado com esteatose não alcoólica?
Índice
- Quais são os sintomas do fígado com esteatose não alcoólica?
- O que causa fígado gorduroso?
- Como é denominada a Enfermidade inflamatória do fígado?
- O que dar gordura no fígado?
- Quem tem gordura no fígado a barriga fica inchada?
- Por que a esteatose hepática não é tratada?
- Qual o grupo de risco para a esteatose hepática?
- Como reverter a esteatose hepática?
- Como é feito o diagnóstico da esteatose hepática gordurosa?

Quais são os sintomas do fígado com esteatose não alcoólica?
Quais são os sintomas da Esteatose Hepática (Gordura no fígado)?
- Dor no abdômen.
- Cansaço.
- Fraqueza.
- Perda de apetite.
- Aumento do fígado.
- Barriga inchada.
- Dor de cabeça constante.
O que causa fígado gorduroso?
O fígado gorduroso (ou esteatose hepática) é mais comum em pessoas que têm sobrepeso, obesidade, ou a Síndrome Metabólica (conjunto de doenças como colesterol e triglicérides alterados, diabetes ou pressão alta, que aumentam os riscos de doenças cardíacas). O consumo excessivo de álcool também pode causar a doença.
Como é denominada a Enfermidade inflamatória do fígado?
A inflamação do fígado devido a fígado gorduroso é chamada esteato-hepatite. A inflamação pode evoluir para cicatrização (fibrose).
O que dar gordura no fígado?
O acúmulo de gordura no fígado, também chamado de esteatose hepática, pode acontecer devido a diversas situações, no entanto está mais relacionado à hábitos de vida pouco saudáveis, como ter dieta rica em gordura e carboidratos, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
Quem tem gordura no fígado a barriga fica inchada?
Inchaço da barriga; Coceira na pele; Pele e olhos amarelados; Fezes esbranquiçadas.
Por que a esteatose hepática não é tratada?
- Além da inflamação e da fibrose, a esteatose hepática não tratada por evoluir para quadros sérios, como a hepatite gordurosa (esteato-hepatite) e a cirrose hepática. Nos casos mais graves, ela pode dar origem ao câncer no fígado. Para alguns indivíduos, o transplante pode se tornar a única solução.
Qual o grupo de risco para a esteatose hepática?
- Entre eles, está o uso de determinados medicamentos (corticoides, estrógeno, antirretrovirais, amiodarona, tamoxifeno e diltiazen), apneia do sono e hipotireoidismo. Portanto, se você faz parte do grupo de risco para o desenvolvimento da esteatose hepática por algum desses motivos, é fundamental ficar atento.
Como reverter a esteatose hepática?
- Como grande parte das doenças contemporâneas, a esteatose hepática pode ser revertida com alterações no estilo de vida. Em alguns casos, o médico até prescreve alguns remédios. No entanto, se o indivíduo não adotar hábitos saudáveis, que resolvem a raiz do problema, os resultados não serão plenamente satisfatórios.
Como é feito o diagnóstico da esteatose hepática gordurosa?
- Com frequência, nas fases iniciais, o diagnóstico da esteatose hepática gordurosa não alcoólica é feito por meio de exames de rotina laboratoriais ou de imagem.