O que caracteriza a democracia ateniense?
Índice
- O que caracteriza a democracia ateniense?
- Quais são as características da democracia grega?
- Qual a importância da democracia na Grécia antiga?
- Como era o funcionamento da democracia grega Brainly?
- O que a democracia ateniense trouxe de novidade?
- Por que a democracia ateniense não era para todos?
- Quem defendia a democracia?
- Qual a lógica da democracia em Atenas?
- Como a democracia foi interpretada na Antiguidade?
- Qual é a origem do termo democracia?

O que caracteriza a democracia ateniense?
A democracia ateniense é fundamentada pelos princípios de isonomia, isegoria e isocracia. A isonomia é o princípio em que todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres perante a lei. A isocracia defende que todos esses cidadãos têm a mesma oportunidade de ocupar os cargos políticos disponíveis no governo.
Quais são as características da democracia grega?
Democracia Ateniense – Características Criação de uma nova Constituição. Isonomia – Igualdade perante a lei. Isocracia – Igualdade de acesso a cargos públicos. Isegoria – Igualdade para ter voz nas Assembleias.
Qual a importância da democracia na Grécia antiga?
A democracia grega possuía, entre outras, duas características de grande importância para o futuro da Filosofia. Em primeiro lugar, ela afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da pólis.
Como era o funcionamento da democracia grega Brainly?
Resposta: Na democracia grega antiga apenas os gregos nascidos livres, em Atenas e maiores de idade tinham direito de participar das assembleias. escravos não eram considerados cidadãos. e estrangeiros alem de não terem direitos de participar da politica eram obrigados a pagar impostos e prestar serviços militar.
O que a democracia ateniense trouxe de novidade?
A democracia ateniense (no grego: δεμοκρατιk) foi uma forma de governo que surgiu na Grécia em meados do séc. ... A isegoria, a isonomia e a isocracia eram traços fundamentais do regime democrático ateniense. Todos tinham o direito à palavra, a igualdade perante a lei, e a igual participação no exercício do poder.
Por que a democracia ateniense não era para todos?
As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política. Dessa forma, a democracia ateniense era excludente na medida em que somente um décimo da população participava do mundo político ateniense.
Quem defendia a democracia?
- Sócrates, cujo seus pensamentos conhecemos principalmente pela obra de Platão, defendia que a democracia estava fadada à derrota – porém, também não defendia os tiranos que governavam antes. A democracia
Qual a lógica da democracia em Atenas?
- Dentro da lógica autônoma regional, uma das que seriam as maiores pólis gregas, Atenas, desenvolveu um regime chamado democracia, em que os considerados cidadãos (homens livres nascidos na cidade, ou seja, 30%, no máximo, da população) possuíam direito a voto e à elegibilidade.
Como a democracia foi interpretada na Antiguidade?
- Na antiguidade, a democracia foi interpretada de forma pejorativa, mas também como uma das maiores conquistas culturais dos gregos. A esse respeito, Tucídides relata em sua História da Guerra do Peloponeso que Péricles teria dito, em um discurso, o seguinte:
Qual é a origem do termo democracia?
- O termo democracia é de origem grega (δημοκρατία, dēmokratía) e quer dizer "poder do povo". [2] Na Grécia Antiga, o termo foi muitas vezes empregado de forma depreciativa, uma vez que a maior parte dos intelectuais gregos, entre eles Platão e Aristóteles, era contrária a um governo de iniciativa popular.