Como a dislexia age no cérebro?

Como a dislexia age no cérebro?
Atualmente todos os estudos de imagem cerebral revelam que a dislexia está relacionada com uma subativação na região temporal posterior esquerda e que a região do córtex frontal inferior esquerdo (área de Broca) é frequentemente ativada durante a leitura ou nas atividades fonológicas (DEHAENE, 2012).
O que acontece com o cérebro de uma pessoa com dislexia?
Aparentemente o cérebro de crianças com dislexia apresenta um padrão de ativação neural mais difuso, com dificuldade em gerar associação do campo visual da leitura. Pode exigir mais atenção no recrutamento das palavras do que em estágios mais avançados de leitura e tem necessidade de enviar um grande esforço mental.
Quais são as causas da dislexia?
- As causas mais comuns de dislexia são de: Origem neurobiológica. Alterações cerebrais: mau funcionamento, atraso no amadurecimento do sistema nervoso central, ou falha na comunicação entre os neurônios, o que dificulta as funções de coordenação. Perturbações no parto ou início da vida.
Como conduzir a criança com dislexia?
- Todo processo e todo procedimento escolar é conduzir o aluno com dislexia a vencer as barreiras, onde o professor deverá ter uma postura de acolhimento, de paciência, tolerância, perseverança e programas educativos específicos de apoio e auxílio no desenvolvimento desta criança.
Quais são as dificuldades das crianças disléxicas?
- As crianças disléxicas conhecem o texto ou a escrita, mas usam outras palavras, de maneira involuntária. Trocam as palavras quando lêem ou escrevem, por exemplo:“gato” por “casa”. Têm as crianças disléxicas dificuldades em distinguir a esquerda e a direita.
Será que a dislexia pode atrapalhar crianças no trabalho?
- A dislexia pode atrapalhar crianças na escola, adultos no trabalho... Foto: Alex Silva/A2 Estúdio A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita.