adplus-dvertising

O que é arte conceitual quais são as suas características?

Índice

O que é arte conceitual quais são as suas características?

O que é arte conceitual quais são as suas características?

A Arte Conceitual é um movimento que compreende que a ideia por traz de uma obra é mais importante que sua aparência ou as ferramentas que a compõem. O conceitualismo defende que uma obra de arte deve, antes de tudo, causar reflexões, provocações e questionamentos no espectador.

Quais são os principais características da arte conceitual?

Arte conceitual: obra não era necessariamente feita pelo artista, qualquer um podia fazer lá a partir da teoria. ... - Elevação na importância do conceito, das idéias, dos pensamentos por trás da obra. - Discussões teóricas sobre o que seria feito. - A estética deixa de ser prioridade.

Qual o sentido da criação artística?

  • Na criação da obra de arte, são fundamentais a liberdade do indivíduo e a vitalidade do povo. Esta vitalidade é apreendida pelo artista, que assume um papel importante na consciência de um país ou de uma cultura. Ao longo da história, o sentido de criação artística tem sofrido alterações.

Qual a importância da arte conceitual?

  • Nela, a atitude mental é o mais relevante. Em outras palavras, a arte conceitual é uma “arte-ideia” em detrimento da “arte-visual”, sendo o principal material da arte a "linguagem". Diante disso, os artistas conceituais preocupam-se em criar reflexões visuais para seus espectadores.

Como aconteceu a arte conceitual no Brasil?

  • Cultuada por muitos e incompreendida por alguns, a arte conceitual no Brasil é um movimento carregado de críticas à sociedade. Surgido na década de 1960, nos Estados Unidos e na Europa, essa expressão artística valoriza mais a ideia do que a obra. Quer saber mais sobre esse estilo e saber como aconteceu a arte conceitual no Brasil?

Como é possível falar sobre arte sem se pensar em um objeto?

  • Basta observar que até o século XIX era impensável falar sobre artes sem se pensar em um objeto (uma tela, uma escultura), era inconcebível existir uma obra de arte sem um suporte físico. Helio Oiticica (1937-1980) (um dos primeiros artistas a inaugurar a arte conceitual no Brasil no princípio da década de 60)

Postagens relacionadas: