Qual é a função da atropina?
Índice
- Qual é a função da atropina?
- Como funciona a atropina no organismo?
- Como a atropina age na bradicardia?
- Como usar a atropina?
- Para que serve a atropina na UTI?
- Qual o efeito da atropina nos olhos?
- Qual receptor a atropina irá agir?
- Qual o princípio de atuação da atropina como antídoto?
- Porque a atropina causa bradicardia?
- Qual fármaco é indicado para reverter a bradicardia explique o mecanismo de ação desse fármaco?
- Quais são os recetores da atropina?
- Como tomar a atropina?
- Quais são os primeiros sinais de atropina no corpo?
- Qual a sobredosagem de atropina?

Qual é a função da atropina?
Sulfato de Atropina é indicado para o bloqueio temporário de efeitos muscarínicos graves ou potencialmente letais, por exemplo, como um antisialogogo, um agente antivagal, um antídoto para intoxicação por organofosforados, carbamatos ou cogumelos muscarínicos, e para tratar bradicardia sintomática.
Como funciona a atropina no organismo?
A atropina reduz a função secretória do estômago e intestino, podendo ser utilizada como agente antiespasmódico para distúrbios gastrintestinais e tratamento da úlcera péptica. Em doses mínimas, a atropina inibe a atividade das glândulas sudoríparas, deixando a pele mais seca e quente.
Como a atropina age na bradicardia?
Atropina dilata as pupilas, aumenta a frequência cardíaca e reduz a salivação e outras secreções. Via injectável: A atropina é usada na prática clínica pelos seus efeitos antimuscarínicos centrais e periféricos.
Como usar a atropina?
Posologia do Atropina A dose usual é de 1 a 2 gotas aplicadas no(s) olho(s) afetado(s), ou de acordo com critério médico. Deve-se comprimir o saco lacrimal por 1 ou 2 minutos, após a aplicação do colírio, para reduzir ou evitar a absorção sistêmica da droga.
Para que serve a atropina na UTI?
Sulfato de Atropina é indicado para o bloqueio temporário de efeitos muscarínicos graves ou potencialmente letais, por exemplo, como um antisialogogo, um agente antivagal, um antídoto para intoxicação por organofosforados, carbamatos ou cogumelos muscarínicos, e para tratar bradicardia sintomática.
Qual o efeito da atropina nos olhos?
ATROPINA produz dilatação da pupila e paralisação da acomodação visual, sendo indicada em oftalmologia, para exames de fundo de olho, exames de refração e para prevenir aderências em determinadas inflamações oculares.
Qual receptor a atropina irá agir?
A ação da atropina se baseia no bloqueio reversível dos receptores muscarínicos (m1, m2, m3, m4 e m5), competindo com a acetilcolina e os colinomiméticos pelo sítio de ligação.
Qual o princípio de atuação da atropina como antídoto?
Como antídoto, a Atropina antagoniza as ações dos inibidores da colinesterase, diminuindo as secreções salivar e brônquica e o estreitamento dos brônquios.
Porque a atropina causa bradicardia?
Ação cardiovascular: o bloqueio dos receptores m2 na musculatura cardíaca permite um aumento da força de contratilidade e da frequência cardíaca. Esse último efeito também é favorecido pelo bloqueio dos receptores m1 pré-juncionais do nodo sinoatrial, provocando uma leve taquicardia.
Qual fármaco é indicado para reverter a bradicardia explique o mecanismo de ação desse fármaco?
Atropion® é indicado para o bloqueio temporário de efeitos muscarínicos graves ou potencialmente letais, por exemplo, como um antisialogogo, um agente antivagal, um antídoto para intoxicação por organofosforados, carbamatos ou cogumelos muscarínicos, e para tratar bradicardia sintomática.
Quais são os recetores da atropina?
- Todos os recetores muscarínicos (M1 a M5) são passíveis de serem bloqueados pela ação da atropina: os existentes nas glândulas exócrinas, músculos liso e cardíaco, gânglios autônomos e neurônios intramurais. A atropina quase não produz efeitos detetáveis no SNC nas doses usadas na prática clínica.
Como tomar a atropina?
- Atropina – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais que devemos ficar informados. Além disso, a atropina é uma medicação para tratar certos tipos de envenenamento de agentes nervosos e pesticidas, bem como alguns tipos de freqüência cardíaca lenta e para diminuir a produção de saliva durante a cirurgia.
Quais são os primeiros sinais de atropina no corpo?
- Os primeiros sinais da presença de atropina no corpo são manifestados externamente por uma expansão das pupilas, que deixam de responder a mudanças na luz. Isto é acompanhado por um aumento na pressão intra-ocular, o aparecimento de um véu diante dos olhos, após uma ou duas horas, paralisia de acomodação e fotofobia podem ocorrer.
Qual a sobredosagem de atropina?
- Sobredosagem de Atropina: Se você suspeitar de uma overdose, entre em contato com um centro de controle de intoxicação ou com uma sala de emergência imediatamente. Efeitos colaterais de Atropina: Efeitos colaterais que você deve informar ao seu médico ou profissional de saúde o mais rápido possível: