O que a arte barroca procura causar no espectador?
Índice
- O que a arte barroca procura causar no espectador?
- Qual o objetivo da Igreja com a arte eclesiástica no estilo barroco?
- O que o Barroco causou?
- Quais os recursos utilizados pela arte barroca?
- Qual a finalidade da arte barroca?
- Por que a arte barroca permaneceu no Brasil?
- Quais são as características da arte barroca?
- Quem foi o maior escultor da arte barroca?
- Quem foi o maior expoente da pintura barroca?

O que a arte barroca procura causar no espectador?
A Arte Barroca procurava causar a admiração e o espanto por parte dos seus observadores, tendo sido um movimento cultural patrocinado pela Igreja Católica como parte dos seus esforços da Contrarreforma.
Qual o objetivo da Igreja com a arte eclesiástica no estilo barroco?
O estilo representava através de suas obras as tensões entre a razão e a fé da época. Foi considerada uma arte religiosa com a proposta de difundir a fé católica por meio das produções artísticas do período. Assim, era possível observar a arquitetura, pintura, literatura impregnada de conteúdo religioso.
O que o Barroco causou?
Em nenhuma época se produziu um número tão grande de igrejas e capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais. Em quase todas as partes, a Igreja se associava ao Estado. Assim, a arquitetura barroca, antes só religiosa, surge também na construção de palácios, com o objetivo de causar admiração e poder.
Quais os recursos utilizados pela arte barroca?
O material mais usado é o mármore, do qual se aproveitam todas as possibilidades de cor e textura. O bronze é o segundo material mais utilizado.
Qual a finalidade da arte barroca?
A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.
Por que a arte barroca permaneceu no Brasil?
- No Brasil a arte barroca permaneceu durante o período colonial e serviu para facilitar o doutrinamento católico além da decoração de igrejas. Na arquitetura destacam-se as inúmeras igrejas em várias regiões do país como, por exemplo, a Igreja de São Francisco em Salvador e a Igreja de Santo Antônio em Cairu.
Quais são as características da arte barroca?
- Principais Características da Arte Barroca. A Coroação da Virgem, do pintor italiano Carraci. Por ter se desenvolvido em diversos lugares, o estilo barroco não possui um caráter homogêneo. Existem várias diferenças entre a produção realizada por cada artista em localidades distintas.
Quem foi o maior escultor da arte barroca?
- O escultor português de maior destaque dentro da arte barroca foi Machado de Castro (1731-1822). A pintura também focou nos temas sacros, sendo que muitos tetos de igrejas foram pintados com o estilo barroco. Na escultura, grande parte das obras barrocas são sacras, as quais privilegiaram o usos de materiais como barro cozido, cedro e pedra-sabão.
Quem foi o maior expoente da pintura barroca?
- Nos Países Baixos, a pintura barroca foi marcada por um caráter descritivo, com cenas da vida cotidiana doméstica e zelo pelo realismo nas representações. Os maiores expoentes dessa vertente foram: Rubens (1577-1640), Frans Hals (1581-1666), Rembrandt (1606-1669) e Vermeer (1632-1675).