O que é auto medicação pode revelar sobre os brasileiros?
Índice
- O que é auto medicação pode revelar sobre os brasileiros?
- Por que a automedicação é tão comum no Brasil?
- Por que as pessoas tanto se automedica?
- Quem se automedica?
- Quais são os riscos da Auto-medicação?
- Quais fatores contribuem para os altos índices de automedicação no Brasil?
- Porque a prática de automedicação é tão comum entre os jovens?
- Qual é a principal causa da automedicação?
- Que motivo ou motivos que levam uma pessoa a se automedicar quais riscos Essa atitude pode acarretar?
- O que a OMS diz sobre automedicação?
- Qual é a automedicação?
- Como reduzir o impacto da Automedicação no Brasil?
- Por que não se automedicar?
- Quais os medicamentos mais utilizados para a automedicação?

O que é auto medicação pode revelar sobre os brasileiros?
Apenas 8% dos entrevistados nunca se automedicaram em um episódio de dor. A pesquisa revela que as dores que mais afetam os paulistanos são dores de cabeça (42%), dor lombar (41%), dor cervical (28%) e dores nas pernas (26%), responsáveis por grande parcela do consumo indiscriminado de analgésicos orais.
Por que a automedicação é tão comum no Brasil?
uma das principais causas influenciadora a esse problema, é o próprio sistema público de saúde. devido a péssima qualidade no atendimento e a superlotação em postos e hospitais, são causas que acabam promovendo a automedicação.
Por que as pessoas tanto se automedica?
A propaganda de determinados medicamentos, a dificuldade de conseguir uma consulta médica, a angústia que levam consigo, sintomas ou a possibilidade de se contrair uma doença, informações sobre medicamentos sem orientação profissional via internet ou em outros meios de comunicação, falta de regulamentação e ...
Quem se automedica?
No que diz respeito à faixa etária, os jovens de 18 a 24 anos são os que encabeçam a lista, com 85% afirmando se automedicar. Adultos de 25 a 34 respondem a 83%, 35 a 44 anos 78%, 45 a 54 anos 71%, 55 a 64 anos 64% e dos maiores de 65 anos, apenas 59% afirma se automedicar.
Quais são os riscos da Auto-medicação?
O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.
Quais fatores contribuem para os altos índices de automedicação no Brasil?
Fatores influenciadores na automedicação O acesso aos serviços de saúde, a cultura médica e a facilidade em adquirir medicamentos também são fatores considerados de grande peso, pois a maioria das pessoas consegue medicamentos com bastante facilidade aumentando assim a possibilidade da automedicação.
Porque a prática de automedicação é tão comum entre os jovens?
A prática tem de parar Mais do que uma atitude esporádica, trata-se de uma prática corriqueira – e de alto risco. Assim como em qualquer setor de mercado, os consumidores de remédios se julgam aptos a decidir qual produto adquirir.
Qual é a principal causa da automedicação?
A principal causa da automedicação talvez esteja relacionada a um aspecto cultural, em que tomar remédio por conta própria, sem a necessidade de ir até o médico, alivia a dor de imediato.
Que motivo ou motivos que levam uma pessoa a se automedicar quais riscos Essa atitude pode acarretar?
A automedicação leva a riscos que vão desde reações alérgicas, diarreia, tonturas e enjoos à dependência física e psicológica, como nos casos de psicotrópicos (antidepressivos, ansiolíticos) que, tomados acima da dose, afetam o sistema nervoso.
O que a OMS diz sobre automedicação?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 1998) a automedicação é a seleção e o uso de medicamentos por pessoas para tratar doenças autodiagnosticadas ou sintomas e deve ser entendida como um dos elementos do autocuidado.
Qual é a automedicação?
- O termo automedicação define a prática de consumir fármacos sem prescrição médica, ação que pode levar a consequências graves para o praticante e para a sociedade a qual ele pertence. Sinteticamente, isso é um problema pois o usuário pode desenvolver vício no medicamento, bem como, contribuir para o surgimento de superbactérias.
Como reduzir o impacto da Automedicação no Brasil?
- Logo, medidas são necessárias para reduzir os impactos da automedicação no Brasil. Desse modo, com o intuito de alertar os brasileiros acerca dos riscos dessa conduta, o Ministério da Saúde deve criar campanhas informativas, por meio da mídia televisiva e das redes sociais contendo, especificamente, uma linguagem simples e compreensível para todos.
Por que não se automedicar?
- O desenvolvimento de novos medicamentos é um processo complexo, longo e muito caro. Por este motivo é muito importante não se automedicar, e seguir sempre as recomendações do médico. A automedicação sem controle médico ou farmacêutico envolve vários riscos à saúde que, na maioria dos casos, são desconhecidos dos cidadãos.
Quais os medicamentos mais utilizados para a automedicação?
- No entanto, a maioria das pessoas não conhece os danos que podem estar causando, tanto para si quanto para o resto da população, ao tomar medicamentos sem orientação médica. Entre os medicamentos mais utilizados para a automedicação estão os analgésicos e os antibióticos.