O que anestesia pode causar no feto?
Índice
- O que anestesia pode causar no feto?
- Qual anestésico indicado para gestante?
- Quais os riscos de extrair dente na gravidez?
- Porque gestante não pode tomar anestesia no dentista?
- Porque gestante não pode tomar anestesia?
- Qual o melhor anestésico odontológico?
- Será que necessite de anestesia antes da gravidez?
- Será que grávida pode tomar anestesia odontológica?
- Qual é a anestesia geral?
- Quais os efeitos da anestesia local?

O que anestesia pode causar no feto?
Existe o risco de malformação do bebê, por exemplo, mas mesmo nas anestesias gerais, é praticamente o mesmo do que quando uma mulher não toma anestesia. Outro risco muito baixo é o de morte da mãe, que corresponde a menos de 1% dos casos. Já os maiores riscos são os de aborto espontâneo e os de parto prematuro.
Qual anestésico indicado para gestante?
A anestesia local mais indicada para gestantes é a lidocaína 2% com o vasoconstritor epinefrina, na concentração 1:100.000(1,2). Deve-se utilizar no máximo dois tubetes (3,6 ml) por sessão, usando sempre seringa anestésica com refluxo, de forma a evitar injeções intravasculares(2,3).
Quais os riscos de extrair dente na gravidez?
Sim, pode. Se for qualquer extração que possa esperar o fim da gestação, melhor. Mas o sofrimento da mãe pode ser também o sofrimento do bebê, a dor pode até levar ao aumento da pressão arterial. O melhor período para realizar tal procedimento é o segundo trimestre.
Porque gestante não pode tomar anestesia no dentista?
A maior concentração de vasoconstritor em anestésicos pode contribuir para o aumento de distúrbios hemodinâmicos, que afetam a circulação sanguínea, para o feto pelo poder de risco na passagem da barreira placentária.
Porque gestante não pode tomar anestesia?
Se aplicada na anestesia durante a gravidez pode ir para a placenta e causar vasoconstrição no órgão, reduzindo o fluxo de sangue e podendo colocar a vida do bebê em risco, dependendo da idade gestacional".
Qual o melhor anestésico odontológico?
A amida e o éster são os tipos de anestésicos mais utilizados na Odontologia, sendo a primeira menos tóxica, mais eficaz e com menor potencial alergênico do que os ésteres (5).
Será que necessite de anestesia antes da gravidez?
- Sim. Mesmo que necessite de anestesia. Uma infecção oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário. O ideal seria fazer consulta de medicina dentária antes da gravidez a fim de evitar infecções orais durante este período.
Será que grávida pode tomar anestesia odontológica?
- Grávida pode tomar anestesia no dentista? Sim, gestantes podem tomar anestesia odontológica normalmente, desde que essa não contenha substâncias vasoconstritoras. É o que explica Alberto D'Áuria, médico ginecologista e obstetra da Maternidade Pro Matre Paulista: "a substância vasoconstritora provoca a contração e espasmo dos vasos e das artérias.
Qual é a anestesia geral?
- A anestesia geral produz de uma perda do estado de consciência induzida, controlada e reversível, que é o resultado final da sedação, da analgesia, da amnésia e da paralisia do músculo.
Quais os efeitos da anestesia local?
- Ao contrário da anestesia geral, que exerce seus efeitos no corpo inteiro, especialmente os sistemas nervosos e cardiopulmonares centrais, a anestesia local tem efeitos mais limitados, local-mais específicos.