O que é a psicossomática para a psicologia?
Índice
- O que é a psicossomática para a psicologia?
- Qual o conceito de psicossomática?
- O que estuda psicossomática?
- Para que serve a psicossomática?
- São exemplos de doenças psicossomáticas?
- Como surgem as doenças psicossomáticas e qual a importância do autoconhecimento?
- São características da medicina psicossomática?
- Qual a origem da psicossomática?
- Quais são as características dos pacientes psicossomáticos?
- Como funciona a psicossomática?
- Quais são as formas de uma doença psicossomática?

O que é a psicossomática para a psicologia?
Também conhecida como somatização ou transtorno somatoforme, as doenças psicossomáticas são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo. Esses desajustes provocam múltiplas queixas físicas, e que podem surgir em diferentes partes do corpo.
Qual o conceito de psicossomática?
A denominação de medicina psicossomática, de acordo com seu campo epistemológico, “é um estudo das relações mente corpo com ênfase na explicação da patologia somática, uma proposta de assistência integral e uma transcrição para a linguagem psicológica dos sintomas corporais”.
O que estuda psicossomática?
A psicossomática é a ciência que estuda as doenças orgânicas com descarga no corpo, isto é, uma lesão de órgão ou sistema provocado por alguma disfunção do sistema nervoso.
Para que serve a psicossomática?
A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que gera diversas especialidades da medicina e da psicologia, para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas.
São exemplos de doenças psicossomáticas?
Lista de Doenças Psicossomáticas
- Enxaqueca;
- Síndrome do Intestino Irritado;
- Alergias alimentares, respiratórias e/ou de pele;
- Gastrite;
- Impotência sexual;
- Infertilidade.
Como surgem as doenças psicossomáticas e qual a importância do autoconhecimento?
Então vimos que as doenças psicossomáticas são causadas pelas condições emocionais ou mentais que nosso inconsciente envia como mensagens para o nosso sistema nervoso e que podem ser expressas como dor, pesar, ansiedade, raiva, medo, insegurança.
São características da medicina psicossomática?
A medicina psicossomática estuda as relações do meio biopsicossocial do ser humano e sua relação com a saúde e a doença. A medicina psicossomática contribui de maneira muito importante para o cuidado de pacientes não só com doenças psiquiátricas, como outros comorbidades médicas de maneira geral (1).
Qual a origem da psicossomática?
- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que gera diversas especialidades da medicina e da psicologia, para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas. O termo também pode ser compreendido, tal como descreve ...
Quais são as características dos pacientes psicossomáticos?
- Adiante, descrevem-se as características que são apresentadas por pacientes psicossomáticos, desde o pensamento operatório, a dificuldade de representação simbólica dos afetos, até a descarga pulsional no corpo.
Como funciona a psicossomática?
- Como dito acima, a Psicossomática afirma que o nosso campo psíquico afeta diretamente o nosso corpo físico. Dessa forma, as emoções se mostram os principais catalisadores para as doenças. Quando as mesmas são negativas ou estão corrompidas, nosso corpo responde da maneira mais vulnerável e invasiva possível.
Quais são as formas de uma doença psicossomática?
- São múltiplas as formas que uma doença psicossomática pode se manifestar, através de sintomas físicos e psicológicos. Exaustão. Dificuldade de engravidar ou alterações do ciclo menstrual. Como é possível perceber através dos sintomas listados acima, são muitas as formas e apresentações das doenças psicossomáticas.