adplus-dvertising

Como identificar a afasia?

Índice

Como identificar a afasia?

Como identificar a afasia?

Afasia

  1. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.
  2. Os médicos geralmente podem identificar o problema ao fazer perguntas para a pessoa.
  3. São realizados exames de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM).

O que a afasia causa?

A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.

Quais os principais tipos de afasia?

Podem ser classificadas em oito tipos diferentes: afasia de Broca; afasia de Wernicke; afasia de condução; afasia global; afasia transcortical motora; afasia transcortical sensorial; afasia transcortical mista; e afasia anômica.

O que se entende sobre afasia?

A palavra afasia deriva do grego (A = não, ausência,) (FASIA = falar) apesar do radical de ausência, as afasias são disfunções dos componentes da linguagem e não ausência da fala.

Como avaliar a afasia de Broca?

Os indivíduos com afasia de Broca frequentemente têm dificuldade de entender frases sintaticamente complexas ou semanticamente reversíveis (por exemplo, "toque no nariz depois de tocar no pé"), mas não têm muitos problemas para entender frases simples e semanticamente não reversíveis.

O que fazer para melhorar a afasia?

O tratamento da afasia é iniciado, na maioria dos casos, com sessões de terapia da linguagem no consultório de um fonoaudiólogo, através de atividades que estimulem as áreas do cérebro afetadas.

O que causa a afasia de Broca?

Esta afasia ocorre por lesão na área de Broca, localizada no giro opercular da região frontal, com predominância esquerda (Lateralização das funções encefálicas), sendo geralmente causada por um acidente vascular cerebral (AVC).

O que fazer quando a pessoa não consegue falar?

Assim, é importante que sejam implementadas medidas que estimulem e facilitem a comunicação com a pessoa que tem afasia, como por exemplo:

  1. Utilizar frases simples e falar devagar;
  2. Permitir que a outra pessoa fale sem ter pressa;
  3. Não tentar completar as frases da pessoa com afasia;

Quem trata afasia?

Para tratar a afasia não há medicamentos ou cirurgias. O tratamento é terapêutico e deve ser realizado por uma equipe multiprofissional. O fonoaudiólogo é fundamental nesse processo de reabilitação, pois é o responsável por estimular as capacidades linguísticas nesses pacientes.

Como tratar afasia mista?

Como é o tratamento O tratamento da afasia de broca é feito juntamente com o fonoaudiólogo com o objetivo de estimular a área de broca e, consequentemente, promover o desenvolvimento da linguagem, facilitando a comunicação.

Qual a origem da afasia?

  • A afasia é um distúrbio da fala / comunicação, que afeta a produção ou compreensão do discurso, independentemente de ser verbal ou escrito. Pode-se caracterizar por uma perda parcial ou total da capacidade de expressão e até da compreensão. A origem da afasia é uma lesão cerebral, sendo o AVC a causa mais comum em indivíduos mais velhos.

Quais são os tipos de afasia existentes?

  • Dentre os tipos de afasia existentes, encontram-se: Afasia de Wernecke: caracteriza-se pela fala fluente, ou logorréia, que não faz sentido para o ouvinte, embora a pessoa acredite estar falando correto e mantendo a entonação adequada.

Por que a afasia não se agrava?

  • A Afasia é proveniente de distúrbios que geralmente não geram danos progressivos (situações como acidente vascular cerebral, a encefalite e o traumatismo craniano). Além disso, interessante salientar que nesses casos a Afasia tende a não se agravar.

Por que a afasia é como a doença de Alzheimer?

  • A afasia não é como a doença de Alzheimer porque, neste caso a dificuldade está na capacidade em aceder às ideias e pensamentos e não na elaboração da ideia ou do pensamento em si. Contudo, como muitas pessoas com afasia têm dificuldade em comunicar, elas são frequentemente confundidas com doentes mentais.

Postagens relacionadas: