adplus-dvertising

O que mudou PNAB 2017?

Índice

O que mudou PNAB 2017?

O que mudou PNAB 2017?

A PNAB 2017 não traz mudanças quanto às categorias profissionais do Nasf nem sobre sua carga horária, contudo, a nova nomenclatura parece anunciar outra concepção do trabalho. ... Percebe-se também, enquanto descontinuidade, uma menor valorização da educação permanente, peça-chave para o processo de trabalho na AB.

O que mudou no NASF?

A mudança foi publicada na Nota Técnica nº 3 do Departamento de Saúde da Família, vinculado à Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. ... O texto diz ainda que, a partir de 2020, o Ministério não realizará mais o credenciamento de NASF-AB.

Quais as principais mudanças relacionadas ao NASF com a nova PNAB 2017?

Quais as mudanças na atualização da PNAB?

  • Reconhecimento de outros formatos de equipe. ...
  • Gerente de Unidade Básica de Saúde (UBS) ...
  • Prazo de implantação. ...
  • Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) ...
  • Teto populacional. ...
  • Incorporação do Registro Eletrônico em Saúde. ...
  • Integração Vigilância em Saúde e Atenção Básica. ...
  • Leia também.

O que mudou na nova formulação da PNAB?

“A nova PNAB permite que o gestor trabalhe a sua equipe de acordo com as suas especificidades e necessidades, mas em momento algum exclui como prioridade a ESF”, reforçou. ... A nova PNAB dá oportunidade de reconhecer esse atendimento também como atendimento do Saúde da Família”, explicou.

O que mudou sobre a Portaria 2488 2011?

Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

O que é PNAB 2017?

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.

Como fica o NASF no novo financiamento?

Nesta nova forma de financiamento, o repasse dos recursos federais para os municípios deixa de ser por número de equipes SF e Nasf-AB credenciadas e implantadas e passa a ser: 1) por número de pessoas cadastradas em cada eSF ou equipes de Atenção Primária (eAP); e 2) por desempenho dessas equipes em indicadores ...

Qual a última PNAB?

Ministério da Saúde publica a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que estabelece a revisão de diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quais as mudanças na PNAB 2017?

  • Mudanças na Política de Atenção Básica - PNAB 2017. Em 2017, a Política de Atenção Básica - PNAB passou por modificações, a portaria Nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 foi revogada, passando a ser definida através da portaria 2.4366, de 21 de setembro de 2017. Leia a nova PNAB na íntegra.

Quais são os propósitos da PNAB?

  • Considera que há dispositivos da PNAB que induzem, impedem ou condicionam mudanças, e conclui que os propósitos centrais dessa agenda são a diminuição dos ACS e mudança de seu perfil, bem como a priorização da chamada AB tradicional em detrimento da ESF.

Qual o número de ACS na nova PNAB?

  • Obs: Na antiga PNAB o número de ACS deveria ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 6 a 12 ACS por ESF. Com a nova PNAB passa-se a reconhecer o NASF como Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica ( NASF-AB). Obs: Na antiga PNAB a nomenclatura era definida apenas por NASF.

Quais foram os objetivos da revisão da PNAB?

  • Seus objetivos foram discutir os contextos da revisão da PNAB em sua edição de 2017, comparar com a versão de 2011 e identificar elementos de continuidade, descontinuidade e possíveis agregações.

Postagens relacionadas: