Para que serve o PVC na enfermagem?
Índice
- Para que serve o PVC na enfermagem?
- Como medir a PVC de um paciente?
- Quais os cuidados de enfermagem essenciais ao monitorar PVC neste paciente?
- Qual o valor normal da PVC?
- Quais as principais complicações com pacientes com PVC?
- Como se mede a pressão venosa?
- Quais as complicações do acesso venoso periferico?
- Qual a contraindicação da PVC?
- Quais são os problemas na verificação da PVC?
- Quais os valores de referência da PVC?
- Quais são os valores da PVC?

Para que serve o PVC na enfermagem?
PVC é o termo usado para descrever a pressão exercida em veia cava superior e inferior durante o retorno venoso na circulação sistêmica e deve ser mensurada quando houver dúvida sobre o estado volêmico de tal forma que a correção interfira na terapêutica do paciente.
Como medir a PVC de um paciente?
Para a mensuração da PVC, é necessário o posicionamento de um cateter em veia central (veia cava superior), comumente utilizando-se de punção percutânea de veia subclávia ou veia jugular interna. É checado radiologicamente para certificar-se que o cateter esteja bem posicionado e não esteja dentro do átrio direito.
Quais os cuidados de enfermagem essenciais ao monitorar PVC neste paciente?
Cuidados de Enfermagem Proceder à anotação de enfermagem no prontuário do paciente, descrevendo número de punções, e material utilizado. Manter curativo estéril. Manter a bolsa pressurizada a 300 mmHg, pressurização em valores de pressão menores não permitem a irrigação continua adequada que é de 3 ml/h.
Qual o valor normal da PVC?
Os valores normais de PVC, considerando-se a linha axilar média como o zero do transdutor, variam de 0 a 8 mmHg.
Quais as principais complicações com pacientes com PVC?
Infecção. Queimadura. Limitação ou lesão no local de acesso. Síndrome da veia cava superior (obstrução ao fluxo sanguíneo na veia cava superior)
Como se mede a pressão venosa?
Para a mensuração da pressão venosa central é necessário posicionar um cateter em uma veia central (geralmente veia cava superior), comumente utilizando-se de punção percutânea de veia subclávia ou veia jugular interna.
Quais as complicações do acesso venoso periferico?
(1) Destaca-se como complicações locais associa- das ao uso de cateter intravenoso periférico: hema- toma, trombose, flebite, tromboflebite, infiltração, extravasamento, infecção local e espasmo venoso.
Qual a contraindicação da PVC?
- Por esse motivo, é necessário que a equipe tenha conhecimento que a ventilação mecânica pode interferir no valor absoluto da PVC e leve isso em consideração para tomar as condutas clínicas necessárias. As contraindicações se dividem em relativas e absolutas (Timby & Smith).
Quais são os problemas na verificação da PVC?
- Lembre-se que os problemas mais comuns na verificação da PVC estão no nivelamento, calibração, medidas falsas e alterações de ondas/ruídos nos casos de mensuração eletrônica. Imagens 2 e 3 ( via ).
Quais os valores de referência da PVC?
- Valores de referência da PVC. Segundo Araújo – manual: 6 a 10 cmH2O, eletrônico: 3 a 6 mmHg. Segundo Hudak/Gallo – manual: 5 a 8 cmH2O, eletrônico: 4 a 6 mmHg. Valores muito baixos = Hipovolemia. Valores muito altos = Hipervolemia. É a tendência da leitura que é mais significativa, independente do valor básico.
Quais são os valores da PVC?
- Outras infusões alteram o valor real da PVC. Fique atento aos valores da PVC. Valores muito baixos podem indicar baixa volemia, e valores muito altos, sobrecarga hídrica. Normalmente a coluna d'água ou as curvas em monitor oscilam de acordo com a respiração do paciente.