O que a salmonela causa no ser humano?

O que a salmonela causa no ser humano?
A Salmonella pode causar dois tipos de doença, dependendo do sorotipo: salmonelose não tifóide e febre tifoide. Os sintomas da salmonelose não tifóide podem ser bastante desagradáveis, mas a doença geralmente é autolimitada entre pessoas saudáveis (embora possa levar à morte em alguns casos).
Como a Salmonella age no organismo?
A bactéria Salmonella atua sobre o intestino das pessoas, onde se multiplica e pode entrar na corrente sanguínea, atingindo outros órgãos do corpo e, em casos raros, podendo provocar graves infecções e até mesmo a morte. Você pode evitar que esta bactéria deixe você ou seus familiares doentes.
Quais as características da salmonella?
Salmonella é um gênero de bactérias que apresentam forma de bastonete e são responsáveis por desencadear infecções graves, que podem até mesmo levar à morte. Essas infecções ocorrem, principalmente, quando ingerimos alimentos ou água contaminada por esses organismos.
Quais as doenças causadas por Salmonella?
- Dentre as doenças causadas por Salmonella, podemos destacar a salmonelose, que é caracterizada por dor abdominal, vômitos e diarreias. O contágio acontece, principalmente, pela ingestão de alimentos crus ou malcozidos que estejam contaminados.
Como se trata a Salmonella?
- A Salmonella é uma bactéria que atua sobre os intestinos, onde se multiplica podendo entrar na corrente sanguínea e atingir outros órgãos aumentando assim a gravidade da infecção. No entanto, na maioria das vezes não é necessário tratamento específico, controlando apenas os sintomas de vômito e diarreia, por exemplo.
Como ocorre a contaminação pela Salmonella?
- Dessa forma, a contaminação pela Salmonella pode acontecer ao se consumir água ou alimentos contaminados, como verduras, ovos, frutas, leite não pasteurizado e carne. A contaminação com carne e ovo acontecem quando estes alimentos são consumidos crus ou mal-passado.
Como ocorrer a infecção por Salmonella?
- A infecção por Salmonella pode ocorrer quando fazemos a ingestão de alimentos contaminados pela bactéria. Os sintomas são semelhantes àqueles desencadeados por outros problemas gastrointestinais: vômito, diarreia, dor abdominal, febre, mal-estar, perda de apetite e calafrios.