adplus-dvertising

Quais os perigos da pedra na vesícula?

Índice

Quais os perigos da pedra na vesícula?

Quais os perigos da pedra na vesícula?

Existe o risco dos cálculos biliares originarem algumas complicações, nomeadamente: Inflamação da vesícula biliar (colecistite aguda) – a vesícula inflamada pode causar dor intensa, febre, abcesso e rotura da vesícula. É uma situação que exige tratamento médico ou cirúrgico imediato e pode pôr a vida em risco.

Como é a dor de quem tem pedra na vesícula?

O principal sintoma de pedra na vesícula é a cólica biliar, que é uma dor súbita e intensa no lado direito do abdômen. Normalmente essa dor surge cerca de 30 minutos a 1h após a refeição, mas passa depois que acaba a digestão dos alimentos, pois a vesícula deixa de ser estimulada para liberar a bile.

Quais são as principais causas da pedra na vesícula?

A pedra na vesícula, cientificamente chamada de cálculo biliar ou colelitíase, é o acúmulo de cálcio e colesterol dentro da vesícula biliar causado por níveis altos de colesterol no sangue, má alimentação, obesidade ou diabetes, por exemplo.

Quando é necessário operar a vesícula?

A cirurgia para retirar a vesícula biliar, chamada de colecistectomia, é indicada quando são identificadas pedras na vesícula após realização de exames de imagem ou laboratoriais, como o de urina, ou quando há sinais indicativos de vesícula inflamada.

Pode morrer com pedra na vesícula?

"O rompimento da vesícula biliar assemelha-se ao apendicite, pondo o paciente em risco de morte devido à possibilidade de infecção generalizada”, explicou o cirurgião da Santa Casa de Maceió, Renato Rezende. A vesícula biliar é um órgão auxiliar do fígado.

Quando é preciso operar a vesícula?

A cirurgia de retirada da vesícula, Colecistectomia, está indicada em pacientes com cálculos e que apresentem sintomas (dor tipo cólica no lado direito do abdome após alimentação rica em gordura, náuseas, vômitos, entre outros) .

Quais são os sintomas das pedras na vesícula?

  • Sintomas. A maioria das pessoas com pedras na vesícula não apresenta sintomas. As pedrinhas ficam lá dentro da vesícula, quietinhas, sem causar nenhum problema. Às vezes, são tão pequenas que saem junto da bile e acabam sendo eliminadas nas fezes, sem que o paciente tome ciência do fato.

Quais são os sintomas da cirurgia da vesícula?

  • A cirurgia da vesícula só deve ser feita nos pacientes que têm sintomas. Quais são? Dor embaixo do fígado à direita e embaixo da costela a direita, chamada cólica biliar. Dores no meio do estômago, próximo a costela. Se os cálculos são pequenos, pode levar a pancreatite aguda de origem biliar, a causa mais frequente é na mulher.

Por que uma pedra pode ficar impactada na vesícula biliar?

  • Uma pedra grande pode ficar impactada na saída da vesícula biliar, impedindo a drenagem do restante da bile. Quando o paciente se alimenta, o estômago e o duodeno enviam sinais à vesícula avisando que está chegando comida, fazendo com que a mesma se contraia.

Por que a vesícula não faz falta?

  • Existem algumas situações que forçam a indicação da operação, como as crises prévias de inflamaçãoe pacientes diabéticosque têm maior propensão cirúrgica. Após esse procedimento, a vesícula não faz falta e pode-se viver bem sem ela.

Postagens relacionadas: