adplus-dvertising

Como viviam os povos de umbu e Humaitá?

Índice

Como viviam os povos de umbu e Humaitá?

Como viviam os povos de umbu e Humaitá?

Esses povos eram caçadores-coletores nômades que se alimentavam de animais, frutas e mel, e viviam em áreas abertas, construindo abrigos em topos de colinas, de onde poderiam controlar as redondezas, mas também procuravam áreas ribeirinhas e grutas naturais.

O que as tradições umbu e Humaitá têm em comum?

O povo Humaitá tem muitas semelhanças com os umbus. Existiram há aproximadamente 6.600 anos e as atividades principais eram a caça, pesca e agricultura e produziam muitos instrumentos de pedras.

Quem era o povo de umbu?

Umbu é o nome pelo qual se conhece a cultura material do primeiro grupo de povos indígenas possuidores de indústria lítica que habitaram a Região Sul do Brasil e áreas adjacentes em São Paulo, na Argentina e no Uruguai, ocupando-as há cerca de 12 ou 13 mil anos.

Qual a diferença entre a tradição Umbu e a Humaitá?

  • A distinção entre a tradição Umbu e a tradição Humaitá, que surge mais tarde possuidora de uma indústria lítica mais variada, tipificada em geral pelas grandes lâminas bifaces e talhadores e pela ausência de pontas de projéteis, é difícil e controversa, havendo diferentes descrições de suas características e dos objetos que as integram.

Qual a origem da invasão do umbu?

  • Em torno de há 2500 anos a região ocupada pela tradição Umbu passou a sofrer uma invasão a partir do norte por povos da tradição Guarani, horticultores e ceramistas oriundos da Amazônia, que eram territorialistas e defendiam agressivamente seus domínios. Sua migração pode ter se devido a mudanças ambientais.

Quem descobriu o povo de Luzia?

  • Eles descobriram o que, mais tarde, chamaram de “povo de Luzia”, durante a exploração na região de Lagoa Santa, a 50 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que teve início nos anos 1980 e continua até hoje, a partir de diferentes projetos.

Postagens relacionadas: