O que a Bíblia fala sobre a epilepsia?
Índice
- O que a Bíblia fala sobre a epilepsia?
- O que é a epilepsia idiopática?
- Quem descobriu a epilepsia?
- O que é uma pessoa que tem epilepsia?
- Como se define epilepsia?
- Qual o tratamento para epilepsia idiopática?
- Por que a convulsão pode causar convulsão?
- Qual o tempo de duração da convulsão?
- Como a convulsão não volta a acontecer?
- Qual o tratamento adequado para a convulsão?

O que a Bíblia fala sobre a epilepsia?
A epilepsia retratada ao longo da história Na Bíblia encontramos duas descrições de pessoas com epilepsia. Uma está em Marcos 9:14-29 que nos conta o tratamento de um menino que foi trazido por seu pai a Jesus, passagem imortalizada nos célebres quadros de Rafael e Rubens da Transfiguração de Cristo.
O que é a epilepsia idiopática?
O termo idiopática indica que o surgimento da doença não tem uma causa identificada, diferentemente das epilepsias que surgem como consequência de tumores, cinomose ou alterações anatômicas. Normalmente, os primeiros episódios começam entre um e cinco anos de idade, com maior predisposição de aparecimento em machos.
Quem descobriu a epilepsia?
Foi Hipócrates (em torno de 460-375aC) - talvez influenciado por Atreya, pai da medicina hindu (e que viveu 500 anos antes), quem passou a afirmar que a epilepsia não tinha uma origem divina, sagrada ou demoníaca, mas que o cérebro era responsável por essa doença.
O que é uma pessoa que tem epilepsia?
A epilepsia é uma condição médica em que por um determinado período de tempo, há um mau funcionamento do cérebro, causado pela emissão de sinais, descargas ou impulsos elétricos incorretos emitidos pelos neurônios, que são as células que fazem parte do cérebro.
Como se define epilepsia?
Epilepsia: distúrbio cerebral causado por predisposição persistente do cérebro a gerar crises epilépticas e pelas conseqüências neurobiológicas, cognitivas, psicossociais e sociais da condição, caracterizada pela ocorrência de pelo menos uma crise epiléptica (ILAE, 2005)(8).
Qual o tratamento para epilepsia idiopática?
O tratamento deve ser realizado em monoterapia com valproato, etossuximida ou lamotrigina com controle das ausências em até 80% dos casos. 1 A remissão ocorre na maioria das vezes antes dos 12 anos.
Por que a convulsão pode causar convulsão?
- Durante uma crise, a convulsão pode ocasionar: 1 quedas da própria altura; 2 gosto amargo na boca; 3 tremor nos dentes; 4 espumar e/ou babar pela boca; 5 confusão mental; 6 perda da coordenação motora; 7 movimentos incontroláveis e repetitivos; 8 evacuação involuntária. More ...
Qual o tempo de duração da convulsão?
- Caso seja possível, deve-se ainda anotar o tempo de duração da convulsão, para informar o médico caso seja necessário. O tratamento para convulsão deve ser sempre indicado por um clínico geral ou neurologista. Para isso, deve ser feita uma avaliação para entender se existe alguma causa que está provocando o surgimento de convulsões.
Como a convulsão não volta a acontecer?
- Como muitas vezes a convulsão é um momento único que não volta a acontecer, é relativamente comum que o médico não indique um tratamento específico, nem faça exames após o primeiro episódio. Isso normalmente é realizado quando existem episódios seguidos. THE LANCET.
Qual o tratamento adequado para a convulsão?
- Caso exista uma causa, normalmente o médico recomenda o tratamento adequado para esse problema, assim como o uso de um anticonvulsivante, como a fenitoína, para evitar o risco de ter uma nova convulsão.