Como é realizada a apiterapia?
Índice

Como é realizada a apiterapia?
O tratamento de apiterapia com veneno de abelha, também conhecido por apitoxina, é realizado por um apiterapeuta, com abelhas vivas, que picam propositadamente a pessoa, de forma controlada, liberando o veneno de forma a obter efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, estimulantes do sistema imunológico, entre outros.
Como tratar das abelhas?
Fornecer 200 g do alimento duas vezes por semana. No lugar do mel, pode-se usar xarope ou açúcar invertido, no entanto, o mel deixa o alimento mais atrativo. É importante que os farelos estejam bem moídos, caso contrário, as abelhas rejeitam o alimento.
Como as abelhas conseguem seus alimentos?
Uma colônia de abelhas funciona como uma pequena máquina que, para produzir mel, pólen, própolis, cera e geléia real, necessita ser alimentada. Seus alimentos são o néctar, de onde as abelhas retiram a energia necessária para trabalhar, e o pólen, de onde são obtidos as proteínas, vitaminas e sais minerais.
Qual a indicação para apiterapia?
As indicações seriam variadas e incluem doenças dermatológicas, hematológicas, otorrinológicas, pulmonares, osteoarticulares, cardiológicas, neurológicas, degenerativas, endocrinológicas, genitourinárias, digestivas, autoimunes, imunológicas, psicológicas e infecciosas como a AIDS e a malária.
Qual a origem da apiterapia?
A origem da apiterapia moderna remonta ao século XIX, onde o médico austríaco Philip Terc, portador de reumatismo, foi atacado por uma série de abelhas. Depois do ataque, começou a perceber que suas fortes dores começaram a desaparecer. A partir de então, começou a estudar o mundo das abelhas.
Qual a origem das abelhas?
- No antigo Egito, acreditava-se que as abelhas se originaram das lágrimas de Rá, deus do sol, logo a imagem das abelhas seria a de um símbolo real e solar, mas ao mesmo tempo representando a alma e o espírito. Nos hieróglifos, as abelhas simbolizavam o poder da monarquia.
Por que as abelhas são animais?
- Neste texto vamos abordar um pouco mais a respeito das abelhas Apis mellifera, a espécie mais conhecida, estudada e também criada em todo o mundo. As abelhas são animais do filo Arthropoda, sendo assim, herdam algumas características típicas desse grupo, como o fato de possuírem um exoesqueleto que envolve seu corpo.
Qual o significado das abelhas no cristianismo?
- Quando falamos no cristianismo, as abelhas têm forte simbologia ligada à ressurreição e também ao próprio mistério da morte, por causa disso é comum ser considerada um símbolo de Cristo. Outros de seus significados, no que se diz respeito ao cristianismo, incluem luz, lealdade, diligência e ordem.
Como Combater as abelhas?
- Uma das ameaças às abelhas é a redução do habitat. Todos nós podemos ajudar as abelhas em espaços urbanos, criando mais jardins, áreas verdes e corredores de habitat com plantas ricas em néctar, como as flores silvestres 2. Evite pesticidas nocivos