O que podemos aprender com a história de Débora?
Índice
- O que podemos aprender com a história de Débora?
- Quem foi Débora na Bíblia resumo?
- Quem matou Cícera na Bíblia?
- O que significa o cântico de Débora?
- Quem foi lapidote esposo de Débora?
- Como Débora venceu a guerra?
- Quais eram as características de Débora?
- Quem foi o homem que depois de morto matou mais pessoas do que em sua vida?
- Por que a Bíblia diz que Débora era rica?
- Como foi a vida de Débora?
- Qual a origem do nome de Débora?
- Qual a verdadeira autoridade de Débora?

O que podemos aprender com a história de Débora?
Essa historia nos lembra da suficiência de Deus. Por ser profetisa, Débora teve uma maior intimidade com Deus que Baraque, e sabemos que ele mesmo reconheceu isso: “Então, lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei” (Jz 4.8). ... Débora também subiu com ele.
Quem foi Débora na Bíblia resumo?
Ela foi a primeira e única líder mulher dos israelitas. ... Naquela época, uma israelita chamada Débora atuava como juíza – o termo “juiz” designava líderes carismáticos que acumulavam funções religiosas, políticas e militares. Segundo a Bíblia, foi ela quem organizou a resistência e planejou o contra-ataque.
Quem matou Cícera na Bíblia?
Jael (cuja tenda seria separada da de Héber) acolheu Sísera em sua tenda e o cobriu com um cobertor. Como ele estava com sede, ela lhe deu uma jarra de leite. Exausto, Sísera deitou-se e logo adormeceu. Enquanto ele dormia, Jael pegou um martelo e enfiou uma estaca na têmpora, matando-o instantaneamente.
O que significa o cântico de Débora?
O “Cântico de Débora” (Juizes 5) é uma ode triunfal que cele bra a derrota e morte de Sisera no vale de Jezreel, junto ao rio Kishon, perto de Meguido; foi possivelmente composto imediatamente após a vitória (cerca de 1150-1100 a.C) (1). ... Este cântico marca uma grande crise na história de Israel.
Quem foi lapidote esposo de Débora?
Lapidote (Significado de Lapidote, de origem hebraica Lapidoth e significa "tochas", é um nome bíblico) foi marido de Débora (Juízes 4.4) e não possui mais relatos na bíblia falando sobre ele.
Como Débora venceu a guerra?
Mas, enquanto o general cananeu dormia coberto por um tapete, ela não teve dúvida: levantou-se, pegou um martelo e cravou-lhe uma estaca na cabeça. “Bendita seja entre as mulheres Jael”, diz a juíza Débora em seu famoso cântico bíblico. ... “Assim pereçam, Senhor, todos os vossos inimigos”, exalta a juíza.
Quais eram as características de Débora?
Consta que ela era casada e o seu marido se chamava Lapidote, ela tinha uma vida simples, profetizava e aconselhava as pessoas ao ar livre, debaixo das palmeiras. No meio cristão o Cântico de Débora é lembrado com freqüência.
Quem foi o homem que depois de morto matou mais pessoas do que em sua vida?
Quando os filisteus levaram Sansão ao templo de Dagom, Sansão pediu para descansar contra um dos pilares de apoio....Sansão.
Sansão שִׁמְשׁוֹן | |
---|---|
Menção bíblica | Livro dos Juízes |
Por que a Bíblia diz que Débora era rica?
- A Bíblia não diz que Débora era rica, nem de família influente. Ela não se tornou líder pela força nem pelo estatuto. Ela se tornou líder porque era sábia e ouvia a voz de Deus. Débora recebeu sua autoridade de Deus. A verdadeira liderança não vem da força física nem da intimidação.
Como foi a vida de Débora?
- A vida de Débora nos ensina que Deus vê mais do que as aparências. No tempo de Débora, não era normal uma mulher ser líder. Mas Deus não rejeitou Débora por ser mulher. Ele a tornou no líder político e espiritual do país inteiro!
Qual a origem do nome de Débora?
- Débora foi uma das mulheres mais conhecidas do Antigo Testamento. O nome “Débora” vem do hebraico Debhoráh , e significa “abelha”. O importante papel desempenhado por ela num momento complicado da história do povo de Israel coloca-na em destaque.
Qual a verdadeira autoridade de Débora?
- Débora foi um grande exemplo de liderança na Bíblia! Ela inspirou o povo a lutar e vencer seus inimigos e ajudou a trazer 40 anos de paz sobre Israel. Os israelitas respeitavam Débora como líder ( Juízes 4:4-5 ). A vida de Débora nos ensina três coisas muito importantes sobre boa liderança: 1. A verdadeira autoridade vem de Deus.