O que significa o compromisso com a educação integral na BNCC?
Índice
- O que significa o compromisso com a educação integral na BNCC?
- O que é necessário contemplar em uma educação integral?
- O que a BNCC propõe para educação?
- O que quer dizer educação integral na prática?
- O que é a educação integral?
- Como princípios da educação integral podem contribuir para o trabalho pedagógico no contexto atual?
- Que tipo de ideias vêm à mente quando você pensa em educação integral?
- De que forma a BNCC está relacionada com a educação básica?
- Quando entrará em vigor a BNCC do ensino médio?
- Quando deve ser implementada a BNCC?
- Qual a base curricular da BNCC?

O que significa o compromisso com a educação integral na BNCC?
Segundo a BNCC, a educação integral tem como propósito a formação e o desenvolvimento global dos estudantes, compreendendo “a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva” (BNCC, 2017, p.
O que é necessário contemplar em uma educação integral?
A concepção de educação integral se apoia em cinco eixos principais, sem os quais entende-se que ela não pode acontecer:
- Centralidade do estudante.
- Aprendizagem permanente.
- Inclusão.
- Gestão democrática.
- Territorialidade.
O que a BNCC propõe para educação?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes ...
O que quer dizer educação integral na prática?
O Educação Integral Na Prática é uma plataforma virtual que reúne conceitos, vídeos explicativos e instrumentos para download a fim de apoiar gestores educacionais de Secretarias e escolas no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas de educação integral.
O que é a educação integral?
A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.
Como princípios da educação integral podem contribuir para o trabalho pedagógico no contexto atual?
Os princípios da educação integral em práticas educativas
- Promoção de diversidade de práticas, agentes, espaços e saberes; ...
- Promoção de desenvolvimento pleno dos indivíduos em todas as suas dimensões – física, intelectual, social emocional e simbólica;
Que tipo de ideias vêm à mente quando você pensa em educação integral?
Quando se fala em Educação integral, o que vem à sua mente? A primeira aposta é a ideia de que o tempo de permanência na escola se estende. ... Amplificando a compreensão, esse tipo de escola vem para reafirmar o direito de todas as crianças e todos os adolescentes à Educação e ao acesso a diferentes conhecimentos.
De que forma a BNCC está relacionada com a educação básica?
- De que forma a BNCC está relacionada com… A criação de uma base comum para a Educação Básica está prevista desde 1988, a partir da promulgação da Constituição Cidadã.
Quando entrará em vigor a BNCC do ensino médio?
- Já o prazo para a BNCC do Ensino Médio entrar em vigor também é 2020. No entanto, as mudanças só atingirão todas as séries desse segmento em 2022, quando as primeiras turmas do Novo Ensino Médio se formam. Se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ainda não está em pauta na sua escola, chegou a hora de se informar.
Quando deve ser implementada a BNCC?
- Devendo ser implementada até o início do ano letivo de 2020 na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, a BNCC convoca as redes e escolas para uma tarefa complexa, porém importantíssima: a de reverem suas trajetórias para então construírem currículos mais pertinentes à comunidade escolar.
Qual a base curricular da BNCC?
- A BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam. A Base não deve ser vista como um currículo, mas como um conjunto de orientações que irá nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos currículos locais.